Com a coordenação da CBN Campinas, EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas e OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o Maio Amarelo terá lançamento oficial em Campinas, nesta terça, dia 3 de maio, com um dia de programação especial voltada para a conscientização no trânsito, no Paço Municipal.
Estão previstas ações educativas, palestra, e a Rádio CBN levará seu estúdio móvel para dedicar um dia de programação voltado à mobilização do Maio Amarelo. As atividades terão início às 9h e vão se estender até o período da tarde.
A partir das 9h, a mobilização começa com ações de conscientização para servidores municipais e para o público que circula pelo Paço. Soldados do Corpo de Bombeiros darão dicas de primeiros-socorros.
Na sequência, às 9h30, o Movimento será aberto no Salão Vermelho, com mesa na qual participam o prefeito da cidade, Jonas Donizette; o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro; o diretor de jornalismo da CBN, Marco Massiareli; e o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho.
Palestra do piloto da AutoEsporte, no Salão Vermelho
A partir das 10h, a principal atividade da manhã será a palestra de César Irnhani, piloto de teste do Programa AutoEsporte da Rede Globo e também colunista da Rádio CBN, que acontecerá também no Salão Vermelho, e vai tratar sobre o tema Segurança no Trânsito.
A participação é aberta à sociedade e voltada ainda aos servidores municipais.
O Paço Municipal e Salão Vermelho ficam na Avenida Anchieta, 200, no Centro de Campinas.
Prédios iluminados - o amarelo contagia Campinas durante o mês de Maio
E quem circula pela cidade vai perceber que Campinas está mais mobilizada do que nunca para reduzir as mortes e violência no trânsito no mês do Maio Amarelo – movimento voltado para propagar a conscientização de comportamentos seguros e salvar vidas no trânsito.
Uma das marcas do movimento que é a iluminação de prédios e fachadas - para alertar a população para a temática do trânsito e também fazer o apelo para a necessidade de frear a violência nas vias e rodovias – poderá ser visualizada nos quatro cantos da cidade.
Prédios públicos, os principais pontos turísticos e culturais, monumentos e faculdades, e até o Aeroporto vão ganhar iluminação especial na cor amarela, chamando a atenção para o Movimento.
No total, 20 prédios de destaque na cidade vão fazer alusão ao Maio Amarelo. Confira!
Outra iniciativa da EMDEC para levar mensagens do Maio Amarelo para toda a população será a instalação de pelo menos 30 faixas educativas em diversos pontos da cidade.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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