Matérias

Maio Amarelo: #MinhaEscolhaFazADiferença

Escrito por Portal ONSV

30 MAR 2017 - 10H21

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]

Peças publicitárias destacam importância da melhor escolha

Celular ao volante, beber e dirigir, não usar cinto, entre outras, são escolhas no trânsito e, no geral, podem ser a causa de acidentes com graves consequências

“Minha Escolha Faz a Diferença”. Com este tema o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lança uma série de peças publicitárias para o Movimento Maio Amarelo 2017, mobilização voltada para a conscientização da sociedade sobre a importância da direção segura (a Melhor Escolha) e para ilustrar ações concretas que contribuam para mudar o trágico cenário dos acidentes de trânsito no Brasil (onde mais de 43 mil pessoas por ano perdem a vida) e do mundo.

As peças, incluindo vídeos, posts, poderão ser utilizadas gratuitamente pela sociedade, entidades privadas e órgãos públicos, interessados em divulgar a causa do trânsito seguro e humano, que é a proposta central do Movimento.

Em janeiro de 2017, o tema “MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA” foi definido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), na Resolução 654, para estampar todas as campanhas educativas de trânsito no país ao longo do ano, inclusive o Maio Amarelo. A campanha do OBSERVATÓRIO para o Movimento Maio Amarelo deste ano foi criada pela agência F&Q Brasil e é um alerta para que todos escolham as melhores posturas no trânsito. É um estímulo para que condutores de qualquer tipo de veículo (caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas e bicicletas), inclusive pedestres, optem pela conduta apropriada . O tema tem, ao final, o objetivo de ressaltar que os acidentes são, na verdade, resultado de escolhas certas ou erradas que tomamos.

O material publicitário produzido mostra, por exemplo, que o uso do celular ao volante; o beber e dirigir; o não uso do cinto de segurança; do assento errado para transportar crianças; o não respeito ao limite de velocidade estabelecido; o não uso do capacete para os motociclistas, são escolhas de cada condutor e que poderão lhes trazer consequências desastrosas, reforçando o conceito de que não há acidente e sim a escolha inadequada.

Com isso, as peças concluem que os acidentes decorrem das escolhas erradas.  Todo condutor sabe que usar o celular ao volante ou beber e dirigir; não respeitar a sinalização, avançar no cruzamento, transportar crianças sem a proteção necessária, não usar o cinto (inclusive no banco traseiro), entre outros, são posturas erradas e sabe também dos riscos que não somente ele, mas as pessoas que transporta e as com quem divide as vias correm ao escolhê-las.

Diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, destaca a importância da conscientização de que acidentes de trânsito não decorrem do acaso e sim das escolhas que milhares de condutores de veículos fazem a cada momento. Baseado em indicadores dando conta que 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência, desatenção, ressalta que a conscientização de que somos os responsáveis pelos nossos atos também no trânsito, contida na frase tema do Maio Amarelo, é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo.

Além do assustador quadro de mortos, feridos graves e de pessoas que passam a adquirir sequelas permanentes, os acidentes de trânsito no Brasil, lembra Ramalho, representam um custo anual de R$ 56 bilhões, que poderiam ser revertidos em investimentos para as áreas sociais.[/vc_column_text][vc_empty_space][qode_video_box video_link="https://www.youtube.com/watch?v=uBZwstxWKzA" video_image="16607"][vc_empty_space][vc_column_text]

F&Q Brasil

Antônio Costa Neto, vice-presidente de criação da agência F&Q Brasil, explica que a ideia para a construção do tema “Minha Escolha Faz a Diferença” nasceu da simples observação de que todos nós, a todo momento, fazemos escolhas. “Fazemos escolhas quando estamos dirigindo. Não é novidade para ninguém que, aquele que usa o celular quando está dirigindo, ou que dirige depois de beber, ou ainda aquele que desobedece às leis de trânsito, está colocando a sua própria vida e a vida dos outros em risco. Reproduzir essas evidências numa campanha publicitária é mostrar o óbvio, que por ser tão óbvio, muitas vezes passa despercebido”, explica.

Ter uma campanha alinhada com as diretrizes do CONTRAN, órgão máximo do trânsito no país, diz Neto, é gratificante. “Ficamos muito felizes com esse direcional, isso é fruto de uma parceria entre a F&Q Brasil e o OBSERVATÓRIO. Respeitamos muito o que o OBSERVATÓRIO tem para nos dizer, resultado do seu estudo sistemático sobre tudo que está relacionado ao trânsito. Temos expertise de traduzir esse conhecimento em comunicação. Cada um fazendo a sua parte, chegamos a resultados excelentes”, diz.

O envolvimento da F&Q com o tema, ressalta, começou há 7 anos, na criação da CicloFaixa de Lazer do Bradesco Seguros, que ajudou a trazer de volta as ruas de São Paulo as bicicletas, até então restritas aos parques. “O projeto se mostrou mais que uma nova opção de lazer ao paulistano, mas uma forma de conscientização no trânsito”, relembra. A partir daí, esclarece, nasceu o Movimento Conviva . “Foi por meio desse trabalho que nossa parceria com o OBSERVATÓRIO se iniciou, trazendo os belos frutos que tem nos proporcionado.

Ano passado, a F&Q Brasil ganhou um prêmio de publicidade em Cannes, na França, onde a campanha “Placas” feita sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito de 2015 foi escolhida como o melhor na categoria.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][button size="big_large_full_width" icon="fa-download" target="_self" hover_type="default" text="BAIXE A CAMPANHA" link="https://drive.google.com/drive/u/1/folders/0B3fHPfnAskQfbHlVeTVDR1lNMEU"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="16579,16578,16577,16576,16575,16574,16573,16571,16570,16569" img_size=""][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.