Rio de Janeiro | Naves do Conhecimento apoiam Maio Amarelo
Início da campanha será neste sábado, dia 16, a partir das 9h, na Nave do Parque de Madureira
Com o objetivo de diminuir o número de mortes e feridos no trânsito, a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançam o Movimento “Maio Amarelo”de conscientização da população nas 8 Naves do Conhecimento das zonas Norte e Oeste. O início das ações, que ocorrerão até o final do mês, será na Nave do Conhecimento do Parque de Madureira, neste sábado (16/maio), a partir das 9h. Serão realizados passeio de mobilidade entre os grupos que frequentam o parque e oficinas “Pílulas Cidadania e Trânsito”de treinamento de motociclistas e pedestres. São 480 vagas distribuídas nas oito naves (30 alunos por oficina) e as inscrições podem ser feitas pelo endereço virtual formacão. navedoconhecimento.org.br. Após a conclusão das oficinas, no final do mês, serão entregues certificados e sorteado um tablet entre os participantes.
Durante este período, os equipamentos tecnológicos dos espaços digitais vão exibir conteúdo produzido pelo “Maio Amarelo” que estimulam uma discussão sobre o trânsito. Neste sábado, das 9 às 10h, será realizado o “Passeio da Mobilidade”, que vai envolver os grupos de skatistas, ciclistas e pedestres para uma volta conjunta pelo parque, promovendo uma convivência harmoniosa entre os frequentadores do local que se tornou uma das maiores áreas de lazer da cidade. O final do passeio será em frente à Nave que leva o nome do sambista Silas de Oliveira, onde, das 10 às 12h, será realizada a primeira de uma série de oficinas de treinamento de motociclistas (“Pílula Cidadania e Trânsito”). Das 14 às 16h, será a vez dos pedestres aprenderem sobre seus direitos e deveres no dia-a-dia do tráfego carioca. Serão distribuídas camisetas.
A coordenadora nacional do Movimento Maio Amarelo, Natalia Gradim, representante também do Observatório participará das atividades.
De acordo com Natália Gradim, atividades de formação e conscientização voltadas a esse público são iniciativas importantes na prevenção dos acidentes. “Os acidentes de trânsito são a nona causa de morte em âmbito mundial, mas a principal causa de mortes entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Trabalhando com esse público, podemos salvar muitas vidas”.
Este ano, o “Maio Amarelo” disponibiliza dois vídeos (filmes publicitários) para veiculação durante o mês da campanha, abordando as distrações nos deslocamentos, com foco no uso do celular, enquanto se dirige ou caminha. Os vídeos podem ser acessados nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=DOo33IYxxQ8 https://www.youtube.com/watch?v=3_vi2ml_uLs.
Mais informações na página oficial do “Maio Amarelo” http://www.maioamarelo.com.br/.
Inscrições: Para se inscrever, é só acessar o site formacao.navedoconhecimento.org.br e clicar nos seguintes banners: Cursos + Pílulas + Comunidade + Cidadania + Cidadania e Trânsito. Depois, é só clicar no banner “Inscrever-se” da Nave e da Oficina do seu interesse.
Segue o cronograma de realização das oficinas “Pílulas de Cidadania e Trânsito” nas 8 Naves do Conhecimento.
Nave do Conhecimento de Madureira (Parque de Madureira. Acesso pelo portão da Rua Manoel Marques)
16 de maio (sábado): 9 às 10h: Passeio de Mobilidade.
10 às 12h: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
14 às 16h: Cidadania e Trânsito (pedestres).
Nave do Conhecimento da Penha (Rua de Santa Engrácia, s/nº, ao lado da Mini-Vila Olímpica GREIP da Penha).
19 de maio (terça-feira): 13h30 às 16h30: Cidadania e Trânsito (pedestres).
21 de maio (quinta-feira): 13h30 às 16h30: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
Nave do Conhecimento de Santa Cruz (Rua Barão de Loreto, s/nº - Largo do Bodegão).
20 de maio (quarta-feira): 9 às 12h: Cidadania e Trânsito (pedestres).
15 às 18h: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
Nave do Conhecimento de Nova Brasília (Praça do Terço, ao lado do Cine Carioca – Complexo do Alemão).
20 de maio (quarta-feira): 10 às 12h: Cidadania e Trânsito (pedestres).
14 às 17h: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
Nave do Conhecimento de Irajá (Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº)
20 de maio (quarta-feira): 10 às 13h: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
27 de maio (quarta-feira): 14 às 17h: Cidadania e Trânsito (pedestres).
Nave do Conhecimento de Padre Miguel (Avenida Marechal Marciano, esquina com Rua do Açafrão).
21 de maio (quinta-feira): 9 às 12h: Cidadania e Trânsito (pedestres).
22 de maio (sexta-feira): 9 às 12h: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
Nave do Conhecimento de Triagem (Condomínio Bairro Carioca. Acesso pela Rua Bérgamo, nº 320).
22 de maio (sexta-feira): 10 às 13h: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
14 às 17h: Cidadania e Trânsito (pedestres).
Nave do Conhecimento de Vila Aliança (Rua Antenor Côrrea, nº 01. Acesso pela Estrada do Taquaral).
21 de maio (quinta-feira): 17 às 20h: Cidadania e Trânsito (motociclistas).
23 de maio (sábado): 14 às17h: Cidadania e Trânsito (pedestres).

RIO ÔNIBUS ABRE PROGRAMAÇÕES DO MOVIMENTO MAIO AMARELO NO RIO DE JANEIRO
Os materiais da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023, foram apresentados no lançamento da campanha no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15), na sede do Rio Ônibus.

MAIO AMARELO 2023 JÁ COMEÇOU
Apresentação virtual da campanha educativa desse ano contou com a presença de representantes da Senatran, autoridades do SNT, da CNT e também da Secretaria de Mobilidade Urbana (Ministério das Cidades), além de parceiros institucionais e Observadores Certificados

CONCEITO DA CAMPANHA DO MAIO AMARELO 2023 É APRESENTADO AOS DETRANS
Durante o 75º Encontro Nacional dos Detrans, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, apresentou o conceito da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023 e aproveitou a oportunidade para encaminhar o acordo de cooperação técnica com a AND (Associação Nacional dos Detrans), para que todos os Detrans desenvolvam o Movimento Maio Amarelo deste ano em parceria com a entidade.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.