Radares já flagram quem ultrapassa os 50 km/h nas avenidas Jacu-Pêssego, Aricanduva e São João; objetivo é diminuir acidentes e mortes
A partir desta segunda-feira, os radares já flagram quem ultrapassa os 50 km/h nas avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, em São Paulo. Nos últimos dias, toda a sinalização foi trocada e faixas alertam os motoristas sobre a nova regulamentação nas vias da zona leste. As marginais também já estão funcionando com velocidade reduzida.
A justificativa da prefeitura de São Paulo é a redução deve diminuir a gravidade de acidentes e o número de mortes.
Dados da CET (Companhia de Engenharia de Trafego) indicam que, em 2014, a Jacu-Pêssego foi a quinta via com mais ocorrências na capital. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2014, a via registrou 100 atropelamentos e 474 acidentes, com um saldo de 780 pessoas feridas e 72 mortes.
No mesmo período, de acordo com os números apresentados pelo órgão de trânsito, na avenida Aricanduva e no elevado, aconteceram 828 acidentes, que resultaram em 1.286 pessoas feridas e 45 mortes. Soma-se a esse balanço outros 132 atropelamentos.
Também a partir desta segunda-feira, o limite foi reduzido para 50 Km/h na Amaral Gurgel, Olímpio da Silveira e São João, no centro. No corredor da região, segundo a companhia, foram 60 acidentes com vítimas e 43 atropelamentos entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014. No total, 111 ficaram feridas e 2 morreram.
O motorista que for flagrado acima desse limite poderá ser multado em até R$ 574,62 e somar 7 pontos na carteira de habilitação.
Com as mudanças de hoje, quatro das cinco vias com mais mortos em acidentes terão as velocidades máximas reduzidas: as marginais, a Jacu-Pêssego e a estrada de Itapecerica, zona sul, que teve o limite fixado em 50 km/h na semana passada. Somente a estrada do M`Boi Mirim, também na zona sul, ainda não teve alteração. Segundo a CET, não há previsão para a mudança.
O diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, disse que estudos internacionais mostram que a velocidade média de 50 km/h possibilita a sobrevivência em caso de atropelamento. A entidade é favorável à redução das velocidades nas marginais, adotadas há duas semanas. “É uma diretriz mundial.”
Fonte: Band.com
Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo
O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.
PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná
O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.
Iluminação pública contribui para o trânsito seguro
Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.
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