Mais três vias passam a ter velocidade reduzida
Radares já flagram quem ultrapassa os 50 km/h nas avenidas Jacu-Pêssego, Aricanduva e São João; objetivo é diminuir acidentes e mortes
A partir desta segunda-feira, os radares já flagram quem ultrapassa os 50 km/h nas avenidas Jacu-Pêssego e Aricanduva, em São Paulo. Nos últimos dias, toda a sinalização foi trocada e faixas alertam os motoristas sobre a nova regulamentação nas vias da zona leste. As marginais também já estão funcionando com velocidade reduzida.
A justificativa da prefeitura de São Paulo é a redução deve diminuir a gravidade de acidentes e o número de mortes.
Dados da CET (Companhia de Engenharia de Trafego) indicam que, em 2014, a Jacu-Pêssego foi a quinta via com mais ocorrências na capital. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2014, a via registrou 100 atropelamentos e 474 acidentes, com um saldo de 780 pessoas feridas e 72 mortes.
No mesmo período, de acordo com os números apresentados pelo órgão de trânsito, na avenida Aricanduva e no elevado, aconteceram 828 acidentes, que resultaram em 1.286 pessoas feridas e 45 mortes. Soma-se a esse balanço outros 132 atropelamentos.
Também a partir desta segunda-feira, o limite foi reduzido para 50 Km/h na Amaral Gurgel, Olímpio da Silveira e São João, no centro. No corredor da região, segundo a companhia, foram 60 acidentes com vítimas e 43 atropelamentos entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014. No total, 111 ficaram feridas e 2 morreram.
O motorista que for flagrado acima desse limite poderá ser multado em até R$ 574,62 e somar 7 pontos na carteira de habilitação.
Com as mudanças de hoje, quatro das cinco vias com mais mortos em acidentes terão as velocidades máximas reduzidas: as marginais, a Jacu-Pêssego e a estrada de Itapecerica, zona sul, que teve o limite fixado em 50 km/h na semana passada. Somente a estrada do M`Boi Mirim, também na zona sul, ainda não teve alteração. Segundo a CET, não há previsão para a mudança.
O diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, disse que estudos internacionais mostram que a velocidade média de 50 km/h possibilita a sobrevivência em caso de atropelamento. A entidade é favorável à redução das velocidades nas marginais, adotadas há duas semanas. “É uma diretriz mundial.”
Fonte: Band.com

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.