Matérias

Ministro da Infraestrutura quer Educação para o Trânsito

Escrito por Portal ONSV

01 NOV 2019 - 14H02

Ministro Tarcísio de Freitas recebe o Observatório Nacional de Segurança Viária e encaminha ações junto ao MEC para levar a educação para o trânsito a todas as escolas do Brasil

 

Em audiência no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, no último dia 31.10, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, ouviu do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas o compromisso de conversar pessoalmente com o Ministro da Educação para que o Educa (programa didático pedagógica de educação para o trânsito no ensino fundamental do OBSERVATÓRIO) possa fazer parte dos projetos político-pedagógicos das escolas brasileiras do ensino fundamental.

Conforme explica Francisco Garonce, relações institucionais do OBSERVATÓRIO, que também participou da audiência, “o Programa Educa foi desenvolvido por educadores para educadores, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito e atende às exigências da Nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, aprovada em 2017. É o caminho para termos cidadãos conscientes e preparados para lidar com o trânsito em seu cotidiano”.

Além desse compromisso, o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Jerry Adriane Dias, que também participou do encontro, afirmou que irá estudar outras formas das prefeituras levarem o tema para a sala de aula, por intermédio de ações diretas nos municípios.

Todo o conteúdo do Programa OBSERVATÓRIO Educa está alinhado à transversalidade proposta pela BNCC (Base Nacional Comum Currícular) do Ministério da Educação e dialoga com outros temas transversais.

Está previsto no artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), desde 1997, o fomento à educação para o trânsito nas escolas, desde a pré-escola até a universidade. Porém, isso não acontece há 22 anos. Desde 2017, quando o conteúdo do Programa Educa foi concluído e aprovado pelo CONTRAN, o OBSERVATÓRIO trabalha para transformar este artigo do CTB em realidade.

“Foram muitas reuniões, promessas e expectativas. Agora chegamos a um ponto no qual não há mais como fechar os olhos para essa necessidade. O Ministro afirmou que irá conversar com o Ministro da Educação para fazer valer o que o CTB prevê há tantos anos. Estamos confiantes em ver essa realidade transformada de uma vez por todas”, declarou Ramalho.

No final do encontro, o Ministro gravou um vídeo agradecendo a contribuição do OBSERVATÓRIO para a educação para o trânsito e o seu compromisso em levar o assunto adiante.

Veja o que o Ministro disse:

[video width="640" height="352" mp4="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2019/11/ONSV-Vídeo-Ministro2.mp4"][/video]

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="23200,23201,23202,23203,23204,23205,23207" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seguranca_viaria_no_brasil_live_ipos_observatorio_imtraff
Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.