A última edição do podcast PODCALDAS de Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas, teve como tema as políticas públicas e soluções para melhorar a mobilidade urbana na cidade. A Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise, foi uma das convidadas do episódio.
No programa, a Observadora Certificada apresentou o OBSERVATÓRIO e a sua importância como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para a redução dos sinistros de trânsito em todo o Brasil e, pôde explicar o tema da mobilidade urbana, proposto pelo podcast, de maneira didática a todos os ouvintes.
“A mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens dentro da cidade, do perímetro urbano e tem por objetivo desenvolver as atividades econômicas essenciais. É muito importante que todas as cidades tenham o seu plano de mobilidade. Poços de Caldas está um pouquinho atrasada nessa parte de plano de mobilidade urbana. As cidades estão se mobilizando para se tornarem mais inclusivas e melhores”, explicou Stefania.
Stefania aproveitou a oportunidade para esclarecer o que é o plano de mobilidade urbana, como ele serve para nortear o planejamento em curto, médio o longo prazo para a mobilidade das cidades e, o quanto essa transformação local é necessária para o desenvolvimento do trânsito seguro em todas as cidades. “Ele é composto por diversos objetivos e metas que buscam estratégias, recursos naturais e humanos que se engajam para uma efetiva transformação local”, argumentou.
Ouça o podcast completo em:
https://open.spotify.com/episode/5W9tQfKMv7bbYmQsVtWxJm?si=2P8f0XNISKSbTCcdBYOgdw
Foto de Daria Obymaha no Pexels
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.