Matérias

Mobilidade urbana é tema de podcast com participação de Observadora Certificada em Poços de Caldas/MG

Escrito por Portal ONSV

12 FEV 2021 - 14H50

A última edição do podcast PODCALDAS de Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas, teve como tema as políticas públicas e soluções para melhorar a mobilidade urbana na cidade. A Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise, foi uma das convidadas do episódio.

No programa, a Observadora Certificada apresentou o OBSERVATÓRIO e a sua importância como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para a redução dos sinistros de trânsito em todo o Brasil e, pôde explicar o tema da mobilidade urbana, proposto pelo podcast, de maneira didática a todos os ouvintes.

“A mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens dentro da cidade, do perímetro urbano e tem por objetivo desenvolver as atividades econômicas essenciais. É muito importante que todas as cidades tenham o seu plano de mobilidade. Poços de Caldas está um pouquinho atrasada nessa parte de plano de mobilidade urbana. As cidades estão se mobilizando para se tornarem mais inclusivas e melhores”, explicou Stefania.

Stefania aproveitou a oportunidade para esclarecer o que é o plano de mobilidade urbana, como ele serve para nortear o planejamento em curto, médio o longo prazo para a mobilidade das cidades e, o quanto essa transformação local é necessária para o desenvolvimento do trânsito seguro em todas as cidades. “Ele é composto por diversos objetivos e metas que buscam estratégias, recursos naturais e humanos que se engajam para uma efetiva transformação local”, argumentou.

Ouça o podcast completo em:

https://open.spotify.com/episode/5W9tQfKMv7bbYmQsVtWxJm?si=2P8f0XNISKSbTCcdBYOgdw

Foto de Daria Obymaha no Pexels

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto