Matérias

Momento Segurança no Trânsito tem caminhões como tema

Escrito por Portal ONSV

30 AGO 2016 - 09H34

Os caminhões são o principal modal na logística de transportes do Brasil. E dirigir um deles exige grande responsabilidade por parte de seu condutor, em especial por tratarem-se de veículo de grandes dimensões. Transportando as riquezas do país por suas rodovias, e contribuindo, assim, para girar a roda da economia, o motorista de caminhão passa muito tempo na estrada, o que traz consequências para seu corpo e. também, para outros usuários das vias.

Com esta contextualização, o programa Momento Segurança no Trânsito aborda nesta semana, orientações aos motoristas deste modal. Uma delas, em virtude do longo período ao volante, é realizar paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia de trabalho. Isso porque o descanso é fundamental.

O condutor de caminhões deve também, para garantia da segurança, antes de empreender suas viagens, planejar a rota que vai seguirá; as paradas que fará e deve, ainda, conhecer caminhos alternativos para o caso de eventual necessidade.

E como a segurança é um quesito do qual nunca deve se dissociar, antes da viagem deve cuidar de alguns aspectos como a revisão capaz de mostrar se o veículo está em boas conduções de circulação; deve conhecer os equipamentos de segurança e verificar se a carga que transportará está acomodada corretamente.

Veículos em geral de grandes dimensões, o tamanho do caminhão influencia na sua condução. O motorista, portanto, tem de estar atento aos pontos cegos, especialmente nas manobras em marcha a ré. A cautela é um instrumento que nunca deve ser negligenciado, em especial ao fazer curvas. O motorista consciente deve também manobrar sempre com atenção e, se for parar ou descer em aclives, nunca deve se esquecer de usar calços. Sinalizar suas manobras e dar a preferência são atitudes do condutor que não deve nunca esquecer que é o responsável pelos veículos menores e pelos pedestres.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias que buscam incentivar ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O programa é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulga-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação via email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.