Acionado quase que instintivamente a cada momento em que o condutor para o veículo, ou logo depois de dar a partida, o freio de mão (ou freio de estacionamento) é um importante item de segurança dos veículos e também requer cuidados, uma vez que, como qualquer outro componente, ele também se desgasta. Afinal já imaginou se ao acioná-lo deu veículo, em lugar de parar, começa a descer uma ladeira?
Para mantê-lo nas condições ideais é aconselhável que o item passe por revisão, pelo menos, a cada 15 mil quilômetros rodados . Isso porque ele perde a eficiência com uso prolongado e, caso não esteja bem regulado ou em condições ideais de funcionamento, pode ser causa de graves acidentes.
A forma com a qual o condutor do veículo utiliza o freio de mão também influencia em sua vida útil. Ou seja, tanto quanto o cuidado com a manutenção, o manuseio é importante para sua preservação. O ideal é que o sistema seja acionado suavemente para que seja evitado seu desgaste prematuro. Se o condutor tiver o hábito de puxar a alavanca com força, o cabo de aço e outras partes móveis ligadas a ele vão afrouxando em menor espaço de tempo.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
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Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
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