Se para o comércio a Black Friday é dia de conceder descontos para vender mais e ampliar o faturamento, e para os consumidores é dia de compras a preços de liquidação, para o trânsito brasileiro pode-se dizer que todas as sextas-feiras (Friday) são black (negra) . O motivo? A sexta-feira é o dia útil da semana em que ocorrem mais acidentes nas vias e rodovias do país.
De acordo com estatísticas da Seguradora Líder-DPVAT, que leva em conta as indenizações motivadas por acidentes ocorridos de acordo com os dias da semana, 14,04% deles ocorrem nas sextas-feiras.
Nos finais de semana a maior incidência se dá, ainda de acordo com as estatísticas, aos domingos (18,97%) e aos sábados (17,78%). Os percentuais, esclarece a seguradora , se referem ao ano de 2014, “mas tendem a se repetir nos demais anos”.
Na avaliação do professor-doutor Jorge Tiago Bastos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e voluntário do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, "um dos fatores que pode levar a essa maior incidência de acidentes indenizados às sextas se comparadas aos dias úteis é o maior movimento no trânsito nesse dia da semana (maior exposição)”, explica.
Já em relação aos finais de semana, destaca o professor, os fatores que talvez possam explicar essa maior concentração seriam a ingestão de álcool/drogras e também o fato de condutores mais inexperientes utilizarem as vias."
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.