No trânsito há Black Friday todas as semanas
Maior ocorrência de acidentes em dias úteis ocorre exatamente às sextas-feiras de acordo com estatísticas de indenização da Seguradora Líder-DPVAT.
Se para o comércio a Black Friday é dia de conceder descontos para vender mais e ampliar o faturamento, e para os consumidores é dia de compras a preços de liquidação, para o trânsito brasileiro pode-se dizer que todas as sextas-feiras (Friday) são black (negra) . O motivo? A sexta-feira é o dia útil da semana em que ocorrem mais acidentes nas vias e rodovias do país.
De acordo com estatísticas da Seguradora Líder-DPVAT, que leva em conta as indenizações motivadas por acidentes ocorridos de acordo com os dias da semana, 14,04% deles ocorrem nas sextas-feiras.
Nos finais de semana a maior incidência se dá, ainda de acordo com as estatísticas, aos domingos (18,97%) e aos sábados (17,78%). Os percentuais, esclarece a seguradora , se referem ao ano de 2014, “mas tendem a se repetir nos demais anos”.
Na avaliação do professor-doutor Jorge Tiago Bastos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e voluntário do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, "um dos fatores que pode levar a essa maior incidência de acidentes indenizados às sextas se comparadas aos dias úteis é o maior movimento no trânsito nesse dia da semana (maior exposição)”, explica.
Já em relação aos finais de semana, destaca o professor, os fatores que talvez possam explicar essa maior concentração seriam a ingestão de álcool/drogras e também o fato de condutores mais inexperientes utilizarem as vias."

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.