O Núcleo de Infraestrutura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) é um grupo de técnicos especialistas, com objetivo de colaborar para melhoria das condições de segurança viária das rodovias e vias urbanas do País. No momento, o maior projeto em andamento é o ‘Rodovias que Perdoam’. Este projeto reuniu especialista de todo o País, de diversas áreas de atuação, para dar diretrizes específicas, divididos em 6 subáreas, no tocante à melhoria das condições de segurança das vias brasileiras.
As áreas de conhecimento de contribuição foram subdividas em:
Ao total foram mais de 60 contribuições, em formato de diretrizes e propostas, para aprimorar/melhorar nossas práticas e procedimentos de segurança viária no Brasil. Adicionalmente, mais do que a simples proposição, foi feito um cronograma de atuação priorizando as diversas diretrizes/propostas elencadas.
Ainda no mês de janeiro de 2021, o documento será entregue ao Ministério da Infraestrutura para que o produto seja considerado, tanto para as rodovias de jurisdição pública, quanto para as concedidas. Todas as diretrizes e propostas, formuladas por um time de mais de 50 especialistas, contribuirão para que utilizemos no País as melhores práticas internacionais e academicamente reconhecidas de segurança viária. Na ocasião da entrega ao Minfra, o trabalho será apresentado pelos membros do Núcleo de Infraestrutura do OBSERVATÓRIO: José Aurélio Ramalho – diretor-presidente; General Jamil Megid Jr. - diretor de assuntos estratégicos; Francisco Garonce - diretor de assuntos institucionais; Jorge Tiago Bastos e Frederico Rodrigues - Núcleo de Infraestrutura.
Esta é mais uma ação prática do OBSERVATÓRIO para contribuir com a redução de mortos e feridos no trânsito do País.
Frederico Rodrigues
Membro do Núcleo de Infraestrutura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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