Observador Certificado do OBSERVATÓRIO comentou em reportagem do Jornal do Commercio de Pernambuco sobre imprudência no trânsito
A coluna Mobilidade, do Jornal do Commercio de Pernambuco, trouxe no último domingo (24), a segunda reportagem da série Por um novo transitar. Nela, a jornalista Roberta Soares abordou a imprudência no trânsito e o discurso da indústria da multa e, contou com a participação do Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Plácido.
Segundo apurado pela reportagem, além das capitais, poucas cidades conseguem recursos para investir em tecnologias de trânsito, que custa caro e está sempre em atualização. Em 95% das estradas federais, onde a gravidade das colisões costuma ser maior devido à velocidade do tráfego, não há qualquer controle, por exemplo. A Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito) estima entre 30 e 40 mil equipamentos de fiscalização no Brasil, em contrapartida, somente de rodovias federais são 1,5 milhão de quilômetros.
Para o Observador Certificado Emanoel Plácido, “O discurso da indústria da multa é alimentado pela falta de educação sobre o trânsito. Pelo desconhecimento dos critérios para realização da fiscalização e da importância que ela tem para evitar eventos e mortes”.
Em Recife, por exemplo, somente em 2019, foram aplicadas 79.760 multas, 38% por fiscalização eletrônica. No ano de 2020, foram 713.221 multas e 35% foram pelos radares e câmeras e videomonitoramento. Entre as infrações mais cometidas em 2020, o desrespeito aos limites de velocidade ocupou a primeira e segunda colocação.
Leia a matéria completa em:
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Observatório participa do 10º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP
No dia 10 de outubro de 2024, foi realizado o 10° Prêmio de Sustentabilidade SETCESP, em São Paulo. O evento contou com o apoio institucional do Observatório Nacional de Segurança Viária e teve a presença do CEO do Observatório, Paulo Guimarães e do Observador Certificado Julio Ramos.
Dicas de segurança para a peregrinação rumo ao Santuário de Aparecida/SP
Todos os anos, na primeira quinzena do mês de outubro milhares de devotos de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, se deslocam rumo ao Santuário da Santa, localizado na cidade de Aparecida/SP. Os chamados Romeiros chegam de todos os pontos do país e caminham pela Rodovia Presidente Dutra até o Santuário, em comemoração ao feriado santo, Dia de Nossa Senhora Aparecida, que acontece no dia 12 de outubro.
Observadora Certificada participa de entrevista para a TV Cabo Branco
No dia 30 de setembro, foi ao ar no JBP 1, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba, uma reportagem sobre o grande número de multas por excesso de velocidade no Brasil, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.