Observador Certificado do OBSERVATÓRIO comentou em reportagem do Jornal do Commercio de Pernambuco sobre imprudência no trânsito
A coluna Mobilidade, do Jornal do Commercio de Pernambuco, trouxe no último domingo (24), a segunda reportagem da série Por um novo transitar. Nela, a jornalista Roberta Soares abordou a imprudência no trânsito e o discurso da indústria da multa e, contou com a participação do Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Plácido.
Segundo apurado pela reportagem, além das capitais, poucas cidades conseguem recursos para investir em tecnologias de trânsito, que custa caro e está sempre em atualização. Em 95% das estradas federais, onde a gravidade das colisões costuma ser maior devido à velocidade do tráfego, não há qualquer controle, por exemplo. A Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito) estima entre 30 e 40 mil equipamentos de fiscalização no Brasil, em contrapartida, somente de rodovias federais são 1,5 milhão de quilômetros.
Para o Observador Certificado Emanoel Plácido, “O discurso da indústria da multa é alimentado pela falta de educação sobre o trânsito. Pelo desconhecimento dos critérios para realização da fiscalização e da importância que ela tem para evitar eventos e mortes”.
Em Recife, por exemplo, somente em 2019, foram aplicadas 79.760 multas, 38% por fiscalização eletrônica. No ano de 2020, foram 713.221 multas e 35% foram pelos radares e câmeras e videomonitoramento. Entre as infrações mais cometidas em 2020, o desrespeito aos limites de velocidade ocupou a primeira e segunda colocação.
Leia a matéria completa em:
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.