O ONSV - Observatório Nacional de Segurança Viária foi convidado a participar do XX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, que trouxe este ano como tema a contribuição da engenharia para o transporte e transito mais sustentável.
O Diretor Presidente do ONSV, José A. Ramalho palestrou sobre “O Desafio na Redução de Acidentes” onde explanou a projeção de cerca de 512 mil indenizações de DPVAT em um ano, sendo que deste total 285 mil são sequelados e indenizados por invalidez e 60 mil óbitos por ano. Em uma hora morrem 7 pessoas no país vítimas de acidentes de trânsito.
“Estudos e pesquisas, consolidação de dados para realizar trabalhos educativos são os pilares iniciais para um boa campanha de conscientização”, disse Ramalho que tratou ainda de elencar os autores do trânsito: veículos, as vias e treinamento, sendo este o ponto o mais crítico com a necessidade de formação, habilidade e comportamento (atitude).
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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