Pode até passar despercebido por um condutor; mas, seguramente, o veículo que dirige se comunica com ele. E isso se dá por meio dos sons e barulhos emitidos quando algo não está exatamente bem. Todos os veículos são compostos por um número expressivo de peças e de componentes e, por isso, ao ouvir qualquer som nem sempre é possível identificar onde – ou qual – é o problema; o que está errado. Isso pode ocorrer inclusive com condutores que conhecem mecânica.
Independentemente de conhecer ou não, fato é que barulhos e sons emitidos por seu veículo exigem atenção e medidas rápidas, antes que algum problema sério apareça comprometendo sua segurança (ou até mesmo suas finanças no caso de a negligência ter sido a causa de um dano mais sério).
Se ouvir barulhos ou sons diferentes em seu veículo, portanto, tente localizá-lo. E lembre-se: nunca deixe para depois eventuais correções, sob pena de o dano se tornar mais comprometedor ao funcionamento do veículo.
Saiba identificar o que podem indicar alguns tipos de som:
Som de Tic-tac
Pode estar relacionado a problemas com o óleo e o barulho surge quando o carro não está em movimento. Para prevenir esse tipo de ruído, fique atento ao nível do óleo. A falta de óleo pode fundir o motor do veículo, trazendo prejuízos enormes.
Efeito de arranhado
Se perceber um som semelhante a algo está raspando ou arranhando o veículo, pode ser que os limpadores do seu parabrisas precisem ser trocados. Limpadores danificados podem impedir a visibilidade em condições de chuvas, o que é um grande risco.
Sons agudos
Os mais comuns vêm dos freios, e podem significar que a troca é necessária. Verifique a quilometragem das pastilhas de freio. Faça checagens com regularidade com mecânicos de sua segurança.
Barulhos dentro do carro
Podem indicar problemas na fechadura do porta-malas. Normalmente, a porta traseira pode ficar batendo. Alguns batentes de borracha na tampa de trás, às vezes, podem cair, e deixar a porta com uma folga. Faça a regulagem.
Os bancos da frente do carro, sobretudo, o do passageiro pode apresentar folgas no trilho. Quando vazio, o barulho aparece, mas quando alguém senta ele some.
Os ruídos também podem ser resultado de acabamentos desencaixados – no painel frontal ou nos autofalantes. O som lembra barulho de plástico e é comum que apareçam quando se dirige em vias irregulares.
Barulhos na traseira do carro
Se o ruído vem da parte de trás do carro podem existir problemas no escapamento solto, desgastado, frouxo ou até furos, molas quebradas, folga na fixação do macaco e do estepe. No caso dos escapamentos, o som é parecido com uma panela de pressão e incomoda muito. Não hesite em trocar o mais rápido.
Barulhos contínuos
Sons ininterruptos podem estar relacionados com os rolamentos. O automóvel pode ter dezenas deles, como, por exemplo:
Rolamentos de roda – fazem barulho quando atingem velocidade acima de 40 km/h.
Bomba da direção hidráulica – o barulho aparece quando o motorista esterce o volante para os dois lados. Se o som surge apenas quando você vai para um lado, o problema pode ser a caixa da direção hidráulica. Ausência de óleo no sistema faz o mesmo ruído. Portanto, é importante resolver o vazamento em uma oficina de sua confiança, pois do contrário terá problemas com a caixa e a bomba.
Compressor do ar-condicionado – só faz barulho quando o ar é ligado.
Barulho ao frear
Quando o barulho aparece no momento em que você freia o carro ele pode estar associado às pastilhas. O ideal neste caso é uma avaliação de todo o sistema de freios por um profissional. Mas barulhos vindos do ato de frear também podem ser motivados pela flutuação e material duro da pastilha e contato inadequado do material com o disco. Resíduos acumulados neste sistema também podem gerar barulhos. Verifique se uma limpeza ou a troca não são necessárias.
Barulhos na roda
Esse tipo de barulho surge por folgas nos pneus e deve ser corrigido por um mecânico. O som lembra um “toc-toc” contínuo, quando o carro está em movimento. Quando existe desgaste das pastilhas de freio, a roda dianteira também pode apresentar barulhos, que lembram uma raspagem durante a rotação. Uma dica importante para evitar esse ruído e problema é verificar o estado das pastilhas do carro a cada 10 mil km rodados.
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