Matérias

Óbitos no trânsito de Canoas/RS tem como principal fator a ingestão de bebida alcoólica

Escrito por Portal ONSV

12 JAN 2021 - 15H52

Mais da metade dos óbitos em sinistros de trânsito em 2019, foram causados por condutores alcoolizados na cidade

Matéria do Jornal Diário de Canoas, do Rio Grande do Sul, aborda o levantamento feito pelo Detran-RS (Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul) ao cruzar dados da Secretaria da Segurança Pública e do IGP (Instituto Geral de Perícias), e consulta a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e chefe da unidade de Estatísticas e Controle de Canoas, Monique Machado, para falar sobre o alto índice de mortes.

Em 2019, registrou-se 19 óbitos entre motoristas no trânsito de Canoas – 16 homens e três mulheres -. Desses, dez haviam ingerido bebida alcoólica, ou seja 52%. Em 2020, foram oito óbitos na cidade, duas mulheres e seis homens, porém o IGP ainda não repassou os resultados de teste de alcoolemia ao Detran.

“De acordo com a OMS, a pessoa que bebe tem 80% de chances a mais de matar ou de morrer no trânsito. Tu assumes o risco, não dá para dizer que é um acidente”, afirma Monique Machado, e complementa que a grande maioria das mortes está envolvida com sinistros que ocorreram nas rodovias e durante a noite/madrugada, “que representa o retorno de festas e barzinhos”.

Do total de óbitos de condutores de Canoas em 2019, uma mulher e nove homens eram motociclistas. Ao todo, o IGP testou no Rio Grande do Sul, 624 pessoas que morreram ao conduzir veículos de duas ou quatro rodas e 37% deles (232 motoristas) apresentaram álcool no sangue, dos quais 225 homens (97% das vítimas). Esse levantamento reforça os danos e custos sociais e econômicos decorrentes da tragédia no trânsito.

Leia a matéria completa em:

https://www.diariodecanoas.com.br/noticias/canoas/2020/12/24/alcool-mata-mais-motoristas-em-canoas.html

Foto: Divulgação/Diário de Canoas

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.