Matérias

Óbitos no trânsito de Canoas/RS tem como principal fator a ingestão de bebida alcoólica

Escrito por Portal ONSV

12 JAN 2021 - 15H52

Mais da metade dos óbitos em sinistros de trânsito em 2019, foram causados por condutores alcoolizados na cidade

Matéria do Jornal Diário de Canoas, do Rio Grande do Sul, aborda o levantamento feito pelo Detran-RS (Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul) ao cruzar dados da Secretaria da Segurança Pública e do IGP (Instituto Geral de Perícias), e consulta a Observadora Certificada do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e chefe da unidade de Estatísticas e Controle de Canoas, Monique Machado, para falar sobre o alto índice de mortes.

Em 2019, registrou-se 19 óbitos entre motoristas no trânsito de Canoas – 16 homens e três mulheres -. Desses, dez haviam ingerido bebida alcoólica, ou seja 52%. Em 2020, foram oito óbitos na cidade, duas mulheres e seis homens, porém o IGP ainda não repassou os resultados de teste de alcoolemia ao Detran.

“De acordo com a OMS, a pessoa que bebe tem 80% de chances a mais de matar ou de morrer no trânsito. Tu assumes o risco, não dá para dizer que é um acidente”, afirma Monique Machado, e complementa que a grande maioria das mortes está envolvida com sinistros que ocorreram nas rodovias e durante a noite/madrugada, “que representa o retorno de festas e barzinhos”.

Do total de óbitos de condutores de Canoas em 2019, uma mulher e nove homens eram motociclistas. Ao todo, o IGP testou no Rio Grande do Sul, 624 pessoas que morreram ao conduzir veículos de duas ou quatro rodas e 37% deles (232 motoristas) apresentaram álcool no sangue, dos quais 225 homens (97% das vítimas). Esse levantamento reforça os danos e custos sociais e econômicos decorrentes da tragédia no trânsito.

Leia a matéria completa em:

https://www.diariodecanoas.com.br/noticias/canoas/2020/12/24/alcool-mata-mais-motoristas-em-canoas.html

Foto: Divulgação/Diário de Canoas

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Observador_certificado_nomeado_secretario_municipal_mobilidade_urbana_paco_lumiar_ma
Observadores Certificados

Observador Certificado é nomeado secretário Municipal de Mobilidade Urbana do município de Paço do Lumiar/MA

A edição de 03 de junho, do Diário Oficial de Paço Lumiar, no Maranhão, publicou o decreto a nomeação do Observador Certificado Fábio Fernandes Alves para o cargo de secretário municipal de Mobilidade Urbana do município. Essa nomeação auxiliará na implementação e desenvolvimento de ações de segurança viária e mobilidade em Paço Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Observador_Certificado_ministra_palestra_em_workshop_do_ministerio_publico_minas_gerais
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra em workshop realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), uma Entidade Laço Amarelo, por meio de sua Diretoria de Gestão de Frota (DGET), realizou no final do mês de maio o Seminário “Transportando Vidas no Maio Amarelo”. O evento que ocorreu no Salão Vermelho do MPMG, em Belo Horizonte, contou com a participação do Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.