A partir deste ano, os automóveis deverão sair de fábrica com 3 novos itens de segurança obrigatórios, no Brasil: o cinto de três pontos, o encosto de cabeça para todos os assentos do veículo e oferecer ao menos um ponto de fixação para o Isofix para cadeirinhas infantis. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária comentou sobre essa obrigatoriedade durante o programa Rádio Livre, da Rádio Bandeirantes.
Segundo Ramalho, esses novos itens de fábrica melhoram a segurança automotiva, principalmente para as crianças, além disso, comenta: “O OBSERVATÓRIO trabalhou muito na questão do ABS e do Airbag. A hora que você unifica esses modelos, você reduz o custo de produção desse equipamento e por isso, hoje é uma coisa absorvida, inclusive, isso não faz com que o veículo sofra aumentos de valores e de custos elevados”, diz.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO fala que essa obrigatoriedade permite o debate que leva o consumidor a buscar e exigir cada vez mais por modelos e itens que prezem pela segurança de seus usuários. Como ele cita: “Essa exigência vem pela busca do produto, hoje por exemplo, é quase impossível você vender um veículo sem ar condicionado”, avalia.
Ramalho encerra alertando sobre a necessidade de alertar a sociedade para a percepção de risco e que só assim, ela mudará o comportamento: “Se uma mãe soubesse que a 30 km/h., o filho dela pode vir a óbito, se você falar isso na porta de uma maternidade para uma mãe, orientar a sociedade, eu tenho certeza que ela não vai deixar o filho dela sem o cinto, sem a cadeirinha”, conclui.
Ouça o programa completo:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2020/02/16752284.mp3"][/audio]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.