A partir deste ano, os automóveis deverão sair de fábrica com 3 novos itens de segurança obrigatórios, no Brasil: o cinto de três pontos, o encosto de cabeça para todos os assentos do veículo e oferecer ao menos um ponto de fixação para o Isofix para cadeirinhas infantis. José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária comentou sobre essa obrigatoriedade durante o programa Rádio Livre, da Rádio Bandeirantes.
Segundo Ramalho, esses novos itens de fábrica melhoram a segurança automotiva, principalmente para as crianças, além disso, comenta: “O OBSERVATÓRIO trabalhou muito na questão do ABS e do Airbag. A hora que você unifica esses modelos, você reduz o custo de produção desse equipamento e por isso, hoje é uma coisa absorvida, inclusive, isso não faz com que o veículo sofra aumentos de valores e de custos elevados”, diz.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO fala que essa obrigatoriedade permite o debate que leva o consumidor a buscar e exigir cada vez mais por modelos e itens que prezem pela segurança de seus usuários. Como ele cita: “Essa exigência vem pela busca do produto, hoje por exemplo, é quase impossível você vender um veículo sem ar condicionado”, avalia.
Ramalho encerra alertando sobre a necessidade de alertar a sociedade para a percepção de risco e que só assim, ela mudará o comportamento: “Se uma mãe soubesse que a 30 km/h., o filho dela pode vir a óbito, se você falar isso na porta de uma maternidade para uma mãe, orientar a sociedade, eu tenho certeza que ela não vai deixar o filho dela sem o cinto, sem a cadeirinha”, conclui.
Ouça o programa completo:
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SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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