Matérias

OBSERVADOR CERTIFICADO FALA AO JORNAL DA EPTV2, DA TV GLOBO, SOBRE AMPLIAÇÃO DA FAIXA EXCLUSIVA DE ÔNIBUS EM CAMPINAS/SP

Escrito por Portal ONSV

08 DEZ 2021 - 09H12

Secretário de Transportes defende que ação visa minimizar atrasos e superlotação dos veículos

O Jornal EPTV2, da EPTV, emissora afiliada à TV Globo em Campinas/SP, destacou na última segunda-feira (06), que a cidade ampliou a faixa exclusiva de ônibus como uma das ações adotadas para minimizar atrasos e a superlotação dos veículos. O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, especialista em transporte coletivo e engenharia de transporte, José Luiz Britto Bastos, foi consultado para falar sobre a ampliação da faixa.

Apontada como uma das ações necessárias para minimizar atrasos e superlotação do transporte público, a implantação de faixas exclusivas para ônibus em Campinas/SP atingiu, em novembro, o total de 22,5 quilômetros na metrópole. Os 2,85 km criados em 2021 representam um aumento de 14% nesse tipo de dispositivo, mas para efeito de comparação, representam 1,5% dos 1,5 mil quilômetros da malha viária usada pelos coletivos.

Segundo explicou o Observador Certificado, “um meio de corrigir o problema, é você penalizando e penalizando com multa. Agora, acho que é uma multa muito baixa em razão da infração cometida. As multas brasileiras são muito baixas, elas precisam ser elevadas para que possa doer no bolso do cidadão, para que ele possa não cometer aquela infração. E é uma infração gravíssima você trafegar pelas faixas exclusivas destinadas ao transporte público”, destacou.

De acordo com o secretário de transportes, Vinicius Riverete, a adoção das faixas exclusivas reduz, em alguns casos, a espera pela metade do tempo, e o investimento tem sido na instalação de mais equipamentos. "Todas as reclamações de atraso que a gente tem, estamos tentando resolver. Uma das medidas de resolver o atraso, é a faixa exclusiva", pontuou Riverete, que admitiu que a organização e implantação de mais veículos nas linhas também são ações necessárias.

Conforme o Artigo 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a infração por transitar na faixa de ônibus é classificada como gravíssima e o valor da multa é de R$ 293,47.

Leia a matéria completa: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/12/06/campinas-amplia-faixas-exclusivas-de-onibus-mas-total-representa-15percent-da-malha-usada-pelo-transporte-publico.ghtml

Foto: Reprodução/EPTV

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Carta_aberta_pela_participacao_democratica_nas_politicas_de_mobilidade_do_distrito_federal
Observadores Certificados

Carta aberta pela participação democrática nas Políticas de Mobilidade no Distrito Federal

Integrantes da Rede Urbanidade participaram, na última terça-feira (09), da cerimônia de lançamento dos trabalhos de revisão do PDTU (Plano Diretor de Transporte Urbano) do Distrito Federal. Durante o evento, distribuíram a carta aberta enviada ao governador Ibaneis Rocha, assinada por dez entidades, com sugestões para a participação democrática nas políticas de mobilidade do DF. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Artigo_a_paz_no_transito_comeca_por_voce
Observadores Certificados

A Paz no Trânsito Começa por Você: Um Compromisso Coletivo pela Vida

Em um mundo cada vez mais conectado, onde as distâncias parecem diminuir através da velocidade, um desafio persiste em ameaçar a integridade e a vida de milhares de pessoas: a (in)segurança no trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.