Secretário de Transportes defende que ação visa minimizar atrasos e superlotação dos veículos
O Jornal EPTV2, da EPTV, emissora afiliada à TV Globo em Campinas/SP, destacou na última segunda-feira (06), que a cidade ampliou a faixa exclusiva de ônibus como uma das ações adotadas para minimizar atrasos e a superlotação dos veículos. O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, especialista em transporte coletivo e engenharia de transporte, José Luiz Britto Bastos, foi consultado para falar sobre a ampliação da faixa.
Apontada como uma das ações necessárias para minimizar atrasos e superlotação do transporte público, a implantação de faixas exclusivas para ônibus em Campinas/SP atingiu, em novembro, o total de 22,5 quilômetros na metrópole. Os 2,85 km criados em 2021 representam um aumento de 14% nesse tipo de dispositivo, mas para efeito de comparação, representam 1,5% dos 1,5 mil quilômetros da malha viária usada pelos coletivos.
Segundo explicou o Observador Certificado, “um meio de corrigir o problema, é você penalizando e penalizando com multa. Agora, acho que é uma multa muito baixa em razão da infração cometida. As multas brasileiras são muito baixas, elas precisam ser elevadas para que possa doer no bolso do cidadão, para que ele possa não cometer aquela infração. E é uma infração gravíssima você trafegar pelas faixas exclusivas destinadas ao transporte público”, destacou.
De acordo com o secretário de transportes, Vinicius Riverete, a adoção das faixas exclusivas reduz, em alguns casos, a espera pela metade do tempo, e o investimento tem sido na instalação de mais equipamentos. "Todas as reclamações de atraso que a gente tem, estamos tentando resolver. Uma das medidas de resolver o atraso, é a faixa exclusiva", pontuou Riverete, que admitiu que a organização e implantação de mais veículos nas linhas também são ações necessárias.
Conforme o Artigo 184 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a infração por transitar na faixa de ônibus é classificada como gravíssima e o valor da multa é de R$ 293,47.
Leia a matéria completa: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/12/06/campinas-amplia-faixas-exclusivas-de-onibus-mas-total-representa-15percent-da-malha-usada-pelo-transporte-publico.ghtml
Foto: Reprodução/EPTV
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.