Matérias

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRAS DURANTE A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM MINAS GERAIS

Escrito por Portal ONSV

13 OUT 2021 - 14H42

O Observador Certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), especialista em Educação de Trânsito e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães, ministrou uma palestra on-line para o Rotary Club de Belo Horizonte - Pampulha Distrito 4760, com a temática “A Atuação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) na construção de uma mobilidade humana Sustentável e Segura no Brasil”, em setembro.

O objetivo foi apresentar o OBSERVATÓRIO aos presentes explicitando sua finalidade, missão, estrutura e principais entregas feitas à sociedade brasileira ao longo dos últimos dez anos, ou seja, desde a sua fundação, em prol de um trânsito mais humano e seguro.

Na ocasião, foi apresentado algumas das principais ações desenvolvidas pelo ONSV, com destaque para o Movimento Maio Amarelo e os programas: Observadores Certificados, Laço Amarelo, Educa e Academy. Ao final da apresentação, o palestrante respondeu uma série de indagações dos presentes que se apresentaram perplexos ao tomarem ciência das relevantes atividades desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, o qual foi alvo de efusivos elogios.

Alexander pontuou, “para enfrentar o grande desafio de mudar o triste cenário de violência e desrespeito que, há muito se verifica no trânsito brasileiro, é fundamental o envolvimento de gestores públicos, políticos, entidades, empresas e cidadãos, ou seja, a sociedade como um todo deve se envolver e que qualquer cidadão pode e deve ser protagonista de um comportamento mais seguro no trânsito, pois afinal essa é uma causa que interessa a todos nós.”

O Observador Certificado incentivou aos presentes a se unirem à causa do OBSERVATÓRIO em favor da preservação da vida no trânsito, assinalando que ela se encontra em consonância com o lema dos rotarianos que é” Servir para Transformar Vidas”.

 

1° Concurso de Teatro de Educação no Trânsito para CFCs

Antecipando as ações da Semana Nacional de Trânsito, no dia 16 de setembro, o Observador Certificado, Alexander Magalhães, atuou como jurado no 1° Concurso de Teatro de Educação no Trânsito para CFCs (Centros de Formação de Condutores) realizado pela COETRAN (Coordenadoria de Educação de Trânsito) de Santa Luzia/MG, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

O evento fez parte da solenidade de comemoração de 10 anos do projeto de educação para o trânsito “Cuca Legal”, desenvolvido por aquele órgão, junto aos educandários de Santa Luzia e com abrangência em outras cidades de Minas Gerais. O concurso, realizado no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, foi marcado por reflexões e atos de conscientização sobre o trânsito seguro, protagonizados pelos CFCs participantes, os quais demonstraram estar engajados na formação de condutores mais conscientes e responsáveis. O CFC Educar foi o grande vencedor do concurso e para tal, usando da técnica da "psicologia reversa", encenou uma premiação das três condutas mais nocivas no trânsito responsáveis pelo elevado número de mortes e sequelados nos sinistros: excesso de velocidade, uso de celular e uso de bebida na direção.

Compondo a comissão julgadora, além do Observador Certificado Alexander Magalhães, também atuou como jurada a Coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni que, recentemente, tornou-se Observadora Certificada da 7ª turma. Presentes no evento, o prefeito Christiano Xavier, o vice-prefeito Pastor Sérgio, o Secretário Municipal de Segurança Pública Walter Anselmo, o idealizador do projeto “Cuca Legal”, Guarda Municipal Herivelton Magno, diversas autoridades e os munícipes de Santa Luzia/MG.

 

Palestra para alunos em Centro de Formação de Condutores

No dia 22 de setembro, o especialista em Educação de Trânsito, Observador Certificado e representante do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Alexander Magalhães, ministrou palestra para alunos em processo de habilitação de condutores junto ao CFC (Centro de Formação de Condutores) Educar, sediado na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais.

Na ocasião, o Observador Certificado apresentou aos novos candidatos o movimento “Maio Amarelo” destacando a sua importância para a construção de uma cultura de segurança viária no País. Alexander apresentou o Movimento criado pelo OBSERVATÓRIO e todos os temas das oito edições.

O palestrante enfatizou para os candidatos a importância do comportamento seguro no dia-a-dia, desenvolvendo a percepção de riscos no ir e vir, seja na condição de pedestres, passageiros, ciclistas e principalmente, como condutores. O Observador Certificado também esclareceu acerca da inadequação do uso do termo “acidente de trânsito”, o qual deve ser substituído pela terminologia “sinistro de trânsito” conforme recentemente normatizado pelo ABNT NBR 10697.

Alexander assinalou que “o termo acidente traz a conotação de algo incontrolável e imprevisível anulando o nexo de causalidade nesses eventos, o que contraria o conhecimento existente sobre a matéria, que aponta que mais de 90% dos sinistros de trânsito são causados pelo comportamento humano sendo, portanto, previsíveis e evitáveis. ”

Ao término do encontro, o palestrante convidou a cada um dos presentes a fazerem a sua parte na promoção de um trânsito mais seguro para todos, adotando uma postura de respeito e responsabilidade tanto para com as normas de trânsito, quanto para com as pessoas que nele se encontram inseridos.

Palestra de abertura da Semana Nacional de Trânsito no Município de Ibirité/ MG

Na terça-feira (21/09), o Observador Certificado Alexander Magalhães ministrou palestra de abertura da Semana Nacional de Trânsito no Município de Ibirité/MG. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Paulo Telles, secretário de desenvolvimento econômico, Flávio Matos, secretário de governo e comunicação, “Beto Alegria”, diretor do Departamento de Trânsito e Transporte (IBIRITRANS), Lindemberg Vieira, e vereadores Dimas Satélite e Marciene Rodrigues.

Representantes de diversos segmentos sociais do município prestigiaram o evento. A palestra intitulada “O papel da educação no trânsito na construção de uma cultura de segurança viária” teve como objetivo promover uma reflexão acerca do papel que cada um de nós possui na construção de um ir e vir mais seguro, tanto em termos de ações individuais, como ações coletivas.

O Observador Certificado Alexander chamou a atenção para o papel que compete aos gestores públicos e empresariado para adoção de iniciativas que favoreçam a coletividade, como um todo, no fomento à cultura de segurança viária citando, como exemplo, a adesão desses setores em programas tal como, o Programa Laço Amarelo, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO.

Alexander Magalhães destacou, “Parabenizo a prefeitura municipal de Ibirité por ser um Município Laço Amarelo, o que denota haver uma preocupação do gestor público local com a qualidade de vida de seus munícipes e concito aos empresários e empreendedores presentes a conhecerem e adotarem o programa Empresa Laço Amarelo, tornando-se parceiros do Observatório nessa nobre causa que objetiva salvar vidas no trânsito”, encerrou.

[vc_separator type="transparent"][vc_gallery interval="3" images="28307,28308,28309,28310,28311,28312,28313,28314,28315,28316" img_size="full"]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.