Coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, apresentou a metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO
Foi realizado em Recife, capital do estado de Pernambuco, na primeira quinzena de abril, o I Encontro Regional de Gestão Municipal e Segurança Viária, uma iniciativa da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito); PRF (Polícia Rodoviária Federal), MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional) e Cetran/PE (Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco). O evento contou com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e de representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O encontro teve como objetivo apresentar aos prefeitos, autoridades de trânsito e gestores municipais de trânsito da região Nordeste ferramentas de gestão integradas aos princípios da Visão Zero e às ações do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), com a apresentação das boas práticas em segurança viária, mobilidade urbana, educação para o trânsito e fiscalização.
No dia 12/04, no painel “Boas Práticas alinhadas ao pilar 4 do Pnatrans”, sobre Educação para o Trânsito, a Observadora Certificada, chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas, e coordenadora nacional de suporte pedagógico do piloto OBSERVATÓRIO EDUCA, apresentou o Programa EDUCA, sua metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO.
Além do piloto EDUCA, Edira apresentou os projetos do Detran de Alagoas voltados para o ensino médio e universitário, a produção e disponibilização de conteúdos digitais voltados para educadores, por meio do projeto Curadoria de Trânsito do Detran de Alagoas e as estratégias utilizadas pelo estado na disseminação das campanhas educativas publicitária de trânsito.
No segundo dia do evento, a equipe da chefia de Educação do Detran de Alagoas e da coordenação nacional do EDUCA fizeram uma mesa de consulta dos livros físicos e um quiz de trânsito, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, integrante da equipe da coordenação nacional do Piloto EDUCA.
Para Edira Soares, o evento foi muito importante por disseminar entre os municípios do Nordeste, de forma prática, os conceitos de Visão Zero e os pilares do Renaest, além de aproximar a Senatran dos integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) oportunizando o conhecimento dos desafios e das boas práticas que contribuem para um trânsito seguro.
No encontro os participantes puderam conhecer ou tirar dúvidas sobre a metodologia do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA e ainda, alguns educadores e técnicos participantes do piloto na região Nordeste puderam interagir com a equipe da coordenação nacional de suporte pedagógico do piloto de forma presencial.
O diretor do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, foi o moderador do Painel de Boas Práticas em Educação para o Trânsito e apresentou o EDUCA como um dos projetos apoiados pela Senatran, com o objetivo de levar a educação para o trânsito para escolas de ensino fundamental do 1º ao 9º ano de todo o país. O encontro também contou com a presença de muitos Observadores Certificados de Pernambuco e de outras localidades.
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29504,29505,29506,29507,29508" img_size="full"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.