OBSERVATÓRIO APRESENTA EDUCA NO I ENCONTRO REGIONAL DE GESTÃO MUNICIPAL E SEGURANÇA VIÁRIA/PE
Coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, apresentou a metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO
Foi realizado em Recife, capital do estado de Pernambuco, na primeira quinzena de abril, o I Encontro Regional de Gestão Municipal e Segurança Viária, uma iniciativa da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito); PRF (Polícia Rodoviária Federal), MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional) e Cetran/PE (Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco). O evento contou com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e de representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O encontro teve como objetivo apresentar aos prefeitos, autoridades de trânsito e gestores municipais de trânsito da região Nordeste ferramentas de gestão integradas aos princípios da Visão Zero e às ações do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), com a apresentação das boas práticas em segurança viária, mobilidade urbana, educação para o trânsito e fiscalização.
No dia 12/04, no painel “Boas Práticas alinhadas ao pilar 4 do Pnatrans”, sobre Educação para o Trânsito, a Observadora Certificada, chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas, e coordenadora nacional de suporte pedagógico do piloto OBSERVATÓRIO EDUCA, apresentou o Programa EDUCA, sua metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO.
Além do piloto EDUCA, Edira apresentou os projetos do Detran de Alagoas voltados para o ensino médio e universitário, a produção e disponibilização de conteúdos digitais voltados para educadores, por meio do projeto Curadoria de Trânsito do Detran de Alagoas e as estratégias utilizadas pelo estado na disseminação das campanhas educativas publicitária de trânsito.
No segundo dia do evento, a equipe da chefia de Educação do Detran de Alagoas e da coordenação nacional do EDUCA fizeram uma mesa de consulta dos livros físicos e um quiz de trânsito, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, integrante da equipe da coordenação nacional do Piloto EDUCA.
Para Edira Soares, o evento foi muito importante por disseminar entre os municípios do Nordeste, de forma prática, os conceitos de Visão Zero e os pilares do Renaest, além de aproximar a Senatran dos integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) oportunizando o conhecimento dos desafios e das boas práticas que contribuem para um trânsito seguro.
No encontro os participantes puderam conhecer ou tirar dúvidas sobre a metodologia do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA e ainda, alguns educadores e técnicos participantes do piloto na região Nordeste puderam interagir com a equipe da coordenação nacional de suporte pedagógico do piloto de forma presencial.
O diretor do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, foi o moderador do Painel de Boas Práticas em Educação para o Trânsito e apresentou o EDUCA como um dos projetos apoiados pela Senatran, com o objetivo de levar a educação para o trânsito para escolas de ensino fundamental do 1º ao 9º ano de todo o país. O encontro também contou com a presença de muitos Observadores Certificados de Pernambuco e de outras localidades.
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29504,29505,29506,29507,29508" img_size="full"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.