Coordenadora nacional de suporte pedagógico do EDUCA, apresentou a metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO
Foi realizado em Recife, capital do estado de Pernambuco, na primeira quinzena de abril, o I Encontro Regional de Gestão Municipal e Segurança Viária, uma iniciativa da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito); PRF (Polícia Rodoviária Federal), MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional) e Cetran/PE (Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco). O evento contou com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, e de representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
O encontro teve como objetivo apresentar aos prefeitos, autoridades de trânsito e gestores municipais de trânsito da região Nordeste ferramentas de gestão integradas aos princípios da Visão Zero e às ações do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), com a apresentação das boas práticas em segurança viária, mobilidade urbana, educação para o trânsito e fiscalização.
No dia 12/04, no painel “Boas Práticas alinhadas ao pilar 4 do Pnatrans”, sobre Educação para o Trânsito, a Observadora Certificada, chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas, e coordenadora nacional de suporte pedagógico do piloto OBSERVATÓRIO EDUCA, apresentou o Programa EDUCA, sua metodologia e municípios contemplados com o projeto-piloto, resultado da parceria técnica entre a Senatran e OBSERVATÓRIO.
Além do piloto EDUCA, Edira apresentou os projetos do Detran de Alagoas voltados para o ensino médio e universitário, a produção e disponibilização de conteúdos digitais voltados para educadores, por meio do projeto Curadoria de Trânsito do Detran de Alagoas e as estratégias utilizadas pelo estado na disseminação das campanhas educativas publicitária de trânsito.
No segundo dia do evento, a equipe da chefia de Educação do Detran de Alagoas e da coordenação nacional do EDUCA fizeram uma mesa de consulta dos livros físicos e um quiz de trânsito, com a participação da Observadora Certificada Abimadabe Vieira, integrante da equipe da coordenação nacional do Piloto EDUCA.
Para Edira Soares, o evento foi muito importante por disseminar entre os municípios do Nordeste, de forma prática, os conceitos de Visão Zero e os pilares do Renaest, além de aproximar a Senatran dos integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito) oportunizando o conhecimento dos desafios e das boas práticas que contribuem para um trânsito seguro.
No encontro os participantes puderam conhecer ou tirar dúvidas sobre a metodologia do Programa OBSERVATÓRIO EDUCA e ainda, alguns educadores e técnicos participantes do piloto na região Nordeste puderam interagir com a equipe da coordenação nacional de suporte pedagógico do piloto de forma presencial.
O diretor do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, foi o moderador do Painel de Boas Práticas em Educação para o Trânsito e apresentou o EDUCA como um dos projetos apoiados pela Senatran, com o objetivo de levar a educação para o trânsito para escolas de ensino fundamental do 1º ao 9º ano de todo o país. O encontro também contou com a presença de muitos Observadores Certificados de Pernambuco e de outras localidades.
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="29504,29505,29506,29507,29508" img_size="full"]
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.