Matérias

OBSERVATÓRIO comenta alta de 64% nas mortes de ciclistas na cidade de São Paulo

Escrito por Portal ONSV

23 JAN 2020 - 10H59

O número de óbitos entre ciclistas no trânsito da cidade de São Paulo subiu 63,6% em 2019, conforme dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo (Infosiga). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades ouvidas pela reportagem do portal “Terra”, para comentar sobre o assunto.

Segundo a matéria, a alta no número de mortes pode estar ligada ao comportamento de risco de usuários de bicicleta, assim como, pelo aumento de serviços de entrega por bike. Conforme dados do Infosiga, o número de mortos em 2018, foram 22 ciclistas e em 2019, esse número subiu para 36.

Entre os mortos por categorias, houve queda de 13,8% no índice de óbitos entre motociclistas. Registrou-se 311 ocorrências em 2019, e 361, em 2018. Entre pedestres, houve 1,8% de registros a mais (de 374 para 381); entre pessoas em automóveis 1,8% a menos (de 108 para 106); óbitos em caminhão subiram de 2 para 15.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, defende investimentos em educação para o trânsito: “Há muita ciclovia e ciclofaixa na cidade, ou seja, foi oferecida infraestrutura, mas em nenhum momento alguém chegou e falou: ‘Tem que respeitar a lei de trânsito’.”

Ainda, segundo Ramalho, falta desenvolver “percepção de risco”, no trânsito de São Paulo – e não só para bicicletas. “Enquanto ele não perceber que corre perigo, não vai mudar”, diz.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO enfatiza: “Não há nada a comemorar nos índices da cidade. São Paulo precisa de uma política pública clara, não de governo ou de partido, que indique qual vai ser a redução em determinado período e o que vai ser feito para isso”, encerra.

Leia a matéria em:

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/mortes-de-ciclistas-sobem-64-em-um-ano-na-cidade-de-sao-paulo,04b06014326a37fadab473ec4628fc20i6nk7cn5.html

Foto de David McBee no Pexels

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.