O número de óbitos entre ciclistas no trânsito da cidade de São Paulo subiu 63,6% em 2019, conforme dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo (Infosiga). O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades ouvidas pela reportagem do portal “Terra”, para comentar sobre o assunto.
Segundo a matéria, a alta no número de mortes pode estar ligada ao comportamento de risco de usuários de bicicleta, assim como, pelo aumento de serviços de entrega por bike. Conforme dados do Infosiga, o número de mortos em 2018, foram 22 ciclistas e em 2019, esse número subiu para 36.
Entre os mortos por categorias, houve queda de 13,8% no índice de óbitos entre motociclistas. Registrou-se 311 ocorrências em 2019, e 361, em 2018. Entre pedestres, houve 1,8% de registros a mais (de 374 para 381); entre pessoas em automóveis 1,8% a menos (de 108 para 106); óbitos em caminhão subiram de 2 para 15.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, defende investimentos em educação para o trânsito: “Há muita ciclovia e ciclofaixa na cidade, ou seja, foi oferecida infraestrutura, mas em nenhum momento alguém chegou e falou: ‘Tem que respeitar a lei de trânsito’.”
Ainda, segundo Ramalho, falta desenvolver “percepção de risco”, no trânsito de São Paulo – e não só para bicicletas. “Enquanto ele não perceber que corre perigo, não vai mudar”, diz.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO enfatiza: “Não há nada a comemorar nos índices da cidade. São Paulo precisa de uma política pública clara, não de governo ou de partido, que indique qual vai ser a redução em determinado período e o que vai ser feito para isso”, encerra.
Leia a matéria em:
Foto de David McBee no Pexels
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.