Campinas registra alta na suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no 1º semestre do ano e o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho comenta a causa desses dados durante o Bom Dia Cidade da EPTV.
Comparado ao mesmo período de 2018, o aumento de suspensão de habilitações foi de 18%, cerca de 37 por dia, segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Para falar sobre esse aumento de infrações, o OBSERVATÓRIO foi ouvido.
“Eu posso dizer que são dois grandes grupos, um grupo que a gente chama de infrator contumaz, ou seja, aquele que comete infração sequencialmente e gera em torno de 7% a 10% de infratores contumazes no país e, o outro grupo seria dos novos infratores, ou seja, devido à má formação do nosso condutor”, explica Ramalho.
O diretor do OBSERVATÓRIO enfatiza, “Nós adestramos as pessoas a tirar habilitação, a decorar placas e com isso, elas vão para a via pública sem muito conhecimento e percepção de risco e consequentemente cometem mais infração”.
Assista a matéria em: https://globoplay.globo.com/v/7990689/
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ
O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.
SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA
Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.