Matérias

OBSERVATÓRIO COMENTA IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO NA REVISTA ABRATI

Escrito por Portal ONSV

18 OUT 2021 - 11H20

A edição deste mês (outubro), da Revista Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), traz uma matéria com foco na importância da capacitação e saúde dos motoristas de transporte rodoviário regular de passageiros. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, comentou sobre a necessidade de boa formação dos condutores e citou o Sest Senat, empresa Mantenedora ONSV e Entidade Laço Amarelo, como um parceiro estratégico das empresas de ônibus para capacitar esses profissionais dentro do padrão de segurança viária adequado.

Segundo dados do OBSERVATÓRIO, 90% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana. Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, isso acontece por causa da formação precária do condutor brasileiro. “A formação do nosso condutor tinha que estar associada à percepção de risco, ao respeito às regras, e não somente decorar placas e sinais de trânsito”, pontua, dando a dimensão exata do quando é importante cuidar de quem está ao volante.

Um parceiro estratégico das empresas de ônibus regulares para capacitar seus motoristas dentro dos padrões de segurança viária citados por Ramalho é o Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que atua nas áreas social e profissional dos trabalhadores do transporte.

A Diretora Executiva Nacional do Sest Senat, Nicole Goulart, afirma que a entidade treina os motoristas profissionais para que eles tenham previsibilidade nas situações adversas que encontrarão nas vias do país. “O Sest Senat disponibiliza uma série de cursos com foco na direção segura e preventiva. São mais de 600 opções considerando as modalidades presencial e a distância”. A executiva destaca ainda que entre os principais cursos relacionados à segurança no trânsito estão os de Direção Defensiva, Condição Antecipatória Segura e Comportamento Seguro no Trânsito. Vale lembrar que para ser motorista de ônibus é necessário estar habilitado na categoria D e ter o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte de Passageiros, conforme a resolução 168/2004 do Contran.

Com mais de 30 anos de experiência no setor automotivo, Ramalho elogia o cuidado das empresas regulares em seus treinamentos. “Não tenho dúvida que as empresas de transporte de passageiros têm uma preocupação muito grande, uma capacitação muito oportuna dos seus motoristas”, afirma.

Leia a matéria completa: http://www.abrati.org.br/comunicacao/revistas/

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.