A edição do Jornal Metro do estado do Espírito Santo de sexta-feira (10/01), trouxe a matéria sobre a queda no número de multas naquele estado, entretanto com aumento de mortes nas estradas. Para falar sobre esse assunto, a repórter Priscilla Thompson ouviu o diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce.
Entre 2018 e 2019, o número de multas por excesso de velocidade caiu 56% no estado do Espírito Santo. Foram 276.192 infrações a menos registradas por radares, segundo o Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito). Conforme explica o órgão, o principal motivo foi o desligamento de parte dos aparelhos em rodovias federais determinada em abril do ano passado e a suspensão do uso de equipamentos móveis pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em agosto do mesmo ano.
Por outro lado, entre janeiro e dezembro de 2019, o número de mortes nas estradas do estado subiu 7,1%. Mesmo com a redução das multas, o excesso de velocidade é uma das infrações mais cometidas.
O diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce, lembra que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes: “Um estudo realizado no país pela SOS Estrada identificou que houve aumento do número de acidentes nos meses seguintes à suspensão dos radares. A segurança no trânsito está sustentada em três pilares: a educação para o trânsito, a engenharia (dos veículos e das vias) e a fiscalização. Se você tira um dos pilares, os outros não se sustentam”, diz.
Garonce argumenta que a expectativa é de melhoria para este novo ano. Uma vez que em dezembro, após decisão da Justiça, os radares móveis voltaram a ser usados pela PRF.
Leia a matéria completa em: https://rm.metrolatam.com/pdf/2020/01/10/20200110_espiritosanto.pdf
Foto: de Olivier26
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.