Matérias

OBSERVATÓRIO comenta no Jornal Metro sobre queda no número de multas no estado do Espírito Santo

Escrito por Portal ONSV

14 JAN 2020 - 09H00

A edição do Jornal Metro do estado do Espírito Santo de sexta-feira (10/01), trouxe a matéria sobre a queda no número de multas naquele estado, entretanto com aumento de mortes nas estradas. Para falar sobre esse assunto, a repórter Priscilla Thompson ouviu o diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce.

Entre 2018 e 2019, o número de multas por excesso de velocidade caiu 56% no estado do Espírito Santo. Foram 276.192 infrações a menos registradas por radares, segundo o Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito). Conforme explica o órgão, o principal motivo foi o desligamento de parte dos aparelhos em rodovias federais determinada em abril do ano passado e a suspensão do uso de equipamentos móveis pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em agosto do mesmo ano.

Por outro lado, entre janeiro e dezembro de 2019, o número de mortes nas estradas do estado subiu 7,1%. Mesmo com a redução das multas, o excesso de velocidade é uma das infrações mais cometidas.

O diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce, lembra que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes: “Um estudo realizado no país pela SOS Estrada identificou que houve aumento do número de acidentes nos meses seguintes à suspensão dos radares. A segurança no trânsito está sustentada em três pilares: a educação para o trânsito, a engenharia (dos veículos e das vias) e a fiscalização. Se você tira um dos pilares, os outros não se sustentam”, diz.

Garonce argumenta que a expectativa é de melhoria para este novo ano. Uma vez que em dezembro, após decisão da Justiça, os radares móveis voltaram a ser usados pela PRF.

Leia a matéria completa em: https://rm.metrolatam.com/pdf/2020/01/10/20200110_espiritosanto.pdf

Foto: de Olivier26

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Grande_Sao_Paulo_registra_aumento_de_mortes
Observadores Certificados

Grande São Paulo registra aumento de 32% no número de mortes no trânsito

O Observador Certificado Marco Antonio Ghiraldello falou ontem (17), pela Radioagência Nacional, da EBC – Empresa Brasil Comunicação, veículo público de comunicação, sobre os principais motivos que levaram o trânsito da Grande São Paulo a registrar aumento no número de óbitos nos primeiros cinco meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.

Jornal_Manha_Bandeirantes_destaca_aumento_de_sinistro_de_transito_na_grande_sao_paulo
Observadores Certificados

Jornal Manhã Bandeirantes destaca aumento de sinistros de trânsito na Grande São Paulo

O jornal Manhã Bandeirantes de ontem (16), consultou o Observador Certificado e coordenador do Núcleo de Esforço Legal do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Kenedy Santos Pereira, para falar sobre os principais motivos para os cinco primeiros meses de 2024 serem os mais letais dos últimos seis anos no trânsito da Grande São Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.