Matéria do jornal da EPTV 2ª edição, da rede Globo, no Sul de Minas Gerais, abordou o trecho da BR-290, entre Pouso Alegre e Jacutinga, em que três novos radares começaram a multar, somando-se aos outros 14 aparelhos já existentes no trecho. Para comentar sobre a matéria, o observador certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Sérgio Carvalho, foi ouvido pela reportagem.
Como constatado pela reportagem os aparelhos que funcionavam em caráter educativo, passaram a emitir multas aos motoristas infratores, no trecho de 96 km entre as cidades do Sul de Minas Gerais. Com os 17 radares operando, soma-se uma média de 5.650 metros para cada radar. Ainda assim, o número de acidentes na via não registrou queda. A média deste ano é a mesma de 2018, 12 ocorrências por mês, mas o número de óbitos subiu de dois para três.
Para o observador certificado Sérgio Carvalho, o principal problema dos acidentes é a engenharia da via, que está ultrapassada.
“Tem que modernizar a via, tem que tirar os riscos. A via, por exemplo, em Inconfidentes, tem um trevo há anos em uma curva. E a engenharia proíbe isso, fazer um trevo em uma curva. Então existe os erros de engenharia, erro de planejamento, erro de tudo. E aí, quando não se corrige os erros primários, que nós chamamos na via, o único recurso que cabe é colocar radar para tentar suprir toda essa questão de defeito”, diz.
Leia a matéria e assista a reportagem: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/12/02/tres-novos-radares-passam-a-multar-na-br-290-entre-pouso-alegre-e-jacutinga.ghtml
Imagem: G1/EPTV Sul de Minas
MUDANÇAS NA PROVA PRÁTICA DO DETRAN-PE DIVIDEM OPINIÕES DE ESPECIALISTAS
A Rádio Jornal de Pernambuco informou recentemente sobre uma mudança na prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (automóvel) que divide opiniões de especialistas no estado do Pernambuco. Para avaliar a alteração, o especialista em Mobilidade e Observador Certificado, Emanoel Silva, foi consultado pela reportagem e comentou sobre esse tema.
WEBINAR LEI SECA: A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO DA ALCOOLEMIA E A MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), às 10h, o Webinar “Lei Seca: A evolução dos meios de comprovação da alcoolemia e a modificação do comportamento". O encontro teve a mediação do head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges, e como convidados, os Observadores Certificados, Arthur Magalhães – autor do projeto - e Samuel Morgan.
OBSERVADOR CERTIFICADO: PROGRAMA VISA EVOLUÇÃO DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Criado e promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, o programa Observador Certificado visa estimular o aprimoramento de profissionais que já atuam na área, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas para as melhores práticas de segurança viária e veicular em suas cidades e região. O Observador Certificado Delcides Araújo, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ressalta os desafios e relevância desses profissionais para promover a cultura da segurança viária no município.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.