OBSERVATÓRIO comenta sobre novos radares instalados na BR-290, no Sul de Minas Gerais
Matéria do jornal da EPTV 2ª edição, da rede Globo, no Sul de Minas Gerais, abordou o trecho da BR-290, entre Pouso Alegre e Jacutinga, em que três novos radares começaram a multar, somando-se aos outros 14 aparelhos já existentes no trecho. Para comentar sobre a matéria, o observador certificado do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Sérgio Carvalho, foi ouvido pela reportagem.
Como constatado pela reportagem os aparelhos que funcionavam em caráter educativo, passaram a emitir multas aos motoristas infratores, no trecho de 96 km entre as cidades do Sul de Minas Gerais. Com os 17 radares operando, soma-se uma média de 5.650 metros para cada radar. Ainda assim, o número de acidentes na via não registrou queda. A média deste ano é a mesma de 2018, 12 ocorrências por mês, mas o número de óbitos subiu de dois para três.
Para o observador certificado Sérgio Carvalho, o principal problema dos acidentes é a engenharia da via, que está ultrapassada.
“Tem que modernizar a via, tem que tirar os riscos. A via, por exemplo, em Inconfidentes, tem um trevo há anos em uma curva. E a engenharia proíbe isso, fazer um trevo em uma curva. Então existe os erros de engenharia, erro de planejamento, erro de tudo. E aí, quando não se corrige os erros primários, que nós chamamos na via, o único recurso que cabe é colocar radar para tentar suprir toda essa questão de defeito”, diz.
Leia a matéria e assista a reportagem: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/12/02/tres-novos-radares-passam-a-multar-na-br-290-entre-pouso-alegre-e-jacutinga.ghtml
Imagem: G1/EPTV Sul de Minas

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.