Matérias

OBSERVATÓRIO COORDENA ESTUDO QUE POSSIBILITA MAIOR EFICIÊNCIA E SEGURANÇA NO TRANSPORTE DA PRODUÇÃO SUCROALCOLEIRA

Escrito por Portal ONSV

17 MAR 2022 - 09H14

Resolução publicada na última terça-feira (15), autoriza circulação de Super Rodotrem de 91 toneladas

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União, da última terça-feira (15), o reconhecimento de legalidade das CVC (Combinações de Veículos de Carga) com peso bruto total combinado superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas destinadas ao transporte de cana-de-açúcar foram alinhadas diretamente com o setor, em estudo coordenado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, bem como nas discussões das câmaras temáticas do conselho e em consulta pública.

A regulamentação da configuração, estabelecida pela Resolução nº 872 do Contran, se deu por meio da Portaria nº 268 da Senatran, na última segunda-feira (14), a portaria assinada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e pelo secretário da Senatran, Frederico Carneiro, traz as combinações de 91 toneladas destinadas ao setor canavieiro, além dos semirreboques dotados de 4 eixos, que também foi fruto de estudo coordenado pelo OBSERVATÓRIO no ano de 2021, permitindo um transporte de carga com mais eficiência e segurança viária.

O relações institucionais do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce, reforçou a propriedade e o embasamento científico do estudo que possibilitou essa regulamentação.

“Hoje, vemos que as decisões do Conselho Nacional de Trânsito e da Secretaria Nacional de Trânsito são amparadas claramente por dados e por estudos científicos e o Observatório desenvolveu um método de conduzir esses estudos com foco na segurança viária para reduzir mortes e lesões no trânsito”, pontuou Garonce.

Acesse: PORTARIA Nº 268, DE 14 DE MARÇO DE 2022

Fotos: Ricardo Botelho/MInfra

[vc_separator type="small" position="center"][vc_gallery interval="3" images="29290,29291,29292" img_size="full"]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.