Matérias

OBSERVATÓRIO DIVULGA RELATÓRIO ANUAL 2022

Compilado apresenta as principais ações, parcerias, conquistas em todas as áreas de atuação

Escrito por Portal ONSV

27 JUL 2023 - 15H37 (Atualizada em 27 JUL 2023 - 17H05)

Com a finalidade de divulgar um resumo das ações realizadas em 2022, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga o Relatório Anual de 2022. São mais de 100 páginas com tudo o que foi desenvolvido no último ano em todas as áreas de atuação, assim como, as novas parcerias e conquistas, como uma forma de prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.

O ano de 2022 possibilitou renovações de parcerias a participação do OBSERVATÓRIO em diversos eventos e seminários debatendo sobre temas relacionados à segurança no trânsito e a mobilidade urbana. Em junho, foi realizada a Reunião de Alto Nível sobre Segurança Rodoviária Global da ONU (Organização das Nações Unidas) na sua sede em Nova Iorque, com participação de representantes do OBSERVATÓRIO, que entregaram o balanço da 1ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) no Brasil, em que apontou os avanços e os pontos a serem encaminhados para essa 2ª Década.

Ainda durante a Reunião na ONU, o OBSERVATÓRIO comunicou a mudança na sua presidência, com início de transição para o mês seguinte, julho de 2022, em que Paulo Guimarães assumiu o cargo de CEO da instituição e José Aurelio Ramalho, se tornou presidente do Conselho Deliberativo.

Conforme declarou o CEO Paulo Guimarães, “O OBSERVATÓRIO já mostrou para que veio e o que me desafio diariamente é: como ampliar esse alcance, não só em território nacional, mas também no exterior. Queremos sim, ser reconhecidos internacionalmente pelo nosso trabalho e, mais do que isso, mostrar resultados ao mundo.”

O Relatório aborda também as expectativas para a 2ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), com a implantação do Pnatrans (Plano Nacional de Mortes e Lesões no Trânsito) nos municípios brasileiros. Ressaltando o intenso trabalho para divulgar e tornar factível o Plano, construído e aprimorado por mais de 100 técnicos de diversas áreas em muitos estados do país. Para isso, o OBSERVATÓRIO dedicou muitas horas de alguns dos seus principais e mais renomados especialistas no intuito de contribuir com um Plano factível e que seja adotado por todos os gestores.

“Criar a cultura da segurança no trânsito num país com mais de 211 milhões de habitantes não é uma tarefa simples, porém, é possível. Desde o primeiro dia do OBSERVATÓRIO acreditamos nisso e para isso trabalhamos diuturnamente. A nossa trajetória até aqui já mostrou que a sociedade entende isso como um valor a ser conquistado e desejado por todos ou quase todos. Por isso, é preciso continuar”, reforçou o presidente do Conselho Deliberativo, José Aurelio Ramalho.

Acesse o Relatório Anual 2022 do OBSERVATÓRIO: Relatório Anual 2022

Brasilia_segunda_capital_com_mais_infracoes_15_anos_lei_seca
Observadores Certificados

BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA

Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.

Campanha_transito_ideal_todos_episodios_disponiveis
Matérias

CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS

A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Boleto