Matérias

OBSERVATÓRIO DIVULGA RELATÓRIO ANUAL 2022

Compilado apresenta as principais ações, parcerias, conquistas em todas as áreas de atuação

Escrito por Portal ONSV

27 JUL 2023 - 15H37 (Atualizada em 27 JUL 2023 - 17H05)

Com a finalidade de divulgar um resumo das ações realizadas em 2022, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária divulga o Relatório Anual de 2022. São mais de 100 páginas com tudo o que foi desenvolvido no último ano em todas as áreas de atuação, assim como, as novas parcerias e conquistas, como uma forma de prestar contas à sociedade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.

O ano de 2022 possibilitou renovações de parcerias a participação do OBSERVATÓRIO em diversos eventos e seminários debatendo sobre temas relacionados à segurança no trânsito e a mobilidade urbana. Em junho, foi realizada a Reunião de Alto Nível sobre Segurança Rodoviária Global da ONU (Organização das Nações Unidas) na sua sede em Nova Iorque, com participação de representantes do OBSERVATÓRIO, que entregaram o balanço da 1ª Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) no Brasil, em que apontou os avanços e os pontos a serem encaminhados para essa 2ª Década.

Ainda durante a Reunião na ONU, o OBSERVATÓRIO comunicou a mudança na sua presidência, com início de transição para o mês seguinte, julho de 2022, em que Paulo Guimarães assumiu o cargo de CEO da instituição e José Aurelio Ramalho, se tornou presidente do Conselho Deliberativo.

Conforme declarou o CEO Paulo Guimarães, “O OBSERVATÓRIO já mostrou para que veio e o que me desafio diariamente é: como ampliar esse alcance, não só em território nacional, mas também no exterior. Queremos sim, ser reconhecidos internacionalmente pelo nosso trabalho e, mais do que isso, mostrar resultados ao mundo.”

O Relatório aborda também as expectativas para a 2ª Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021-2030), com a implantação do Pnatrans (Plano Nacional de Mortes e Lesões no Trânsito) nos municípios brasileiros. Ressaltando o intenso trabalho para divulgar e tornar factível o Plano, construído e aprimorado por mais de 100 técnicos de diversas áreas em muitos estados do país. Para isso, o OBSERVATÓRIO dedicou muitas horas de alguns dos seus principais e mais renomados especialistas no intuito de contribuir com um Plano factível e que seja adotado por todos os gestores.

“Criar a cultura da segurança no trânsito num país com mais de 211 milhões de habitantes não é uma tarefa simples, porém, é possível. Desde o primeiro dia do OBSERVATÓRIO acreditamos nisso e para isso trabalhamos diuturnamente. A nossa trajetória até aqui já mostrou que a sociedade entende isso como um valor a ser conquistado e desejado por todos ou quase todos. Por isso, é preciso continuar”, reforçou o presidente do Conselho Deliberativo, José Aurelio Ramalho.

Acesse o Relatório Anual 2022 do OBSERVATÓRIO: Relatório Anual 2022

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.