No Dia Mundial sem Carro, celebrado na próxima sexta-feira (22), às 10h, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) realizam o webinar Guia do Ciclista Seguro, que contará com a apresentação da segunda edição do guia que dá nome ao webinar e foi produzido e publicado pela Abraciclo. A transmissão do evento será realizada pelos canais do OBSERVATÓRIO.
A mediação será feita pelo head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, Pedro Borges; a apresentação será de Allan Sicsic, supervisor de relações institucionais e governamentais na Abraciclo; e os convidados do webinar são: Flávio Soares, gerente de projetos na Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo; e Ruth Costa, diretora-presidenta da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
O uso da bicicleta vem crescendo nas cidades brasileiras por diferentes perfis de pessoas, que preferem utilizar esse modal como meio de transporte, lazer ou até mesmo como modalidade esportiva. Dessa forma, a Abraciclo elaborou o guia que dá nome ao webinar para que todos possam conhecer melhor as regras e dicas de segurança para pedalar.
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto