Matérias

OBSERVATÓRIO e Parlamento da RMC firmam acordo de cooperação técnica

Escrito por Portal ONSV

02 JUN 2017 - 14H33

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text]

Formalização da parceria se deu nesta sexta-feira, em Vinhedo, durante reunião com representantes dos municípios da Região Metropolitana de Campinas

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária firmou nesta sexta-feira, 2 de junho, acordo de cooperação técnica com o Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), pelo qual passa a disponibilizar suporte e consultoria a temas relacionados ao trânsito. A assinatura ocorreu durante reunião do Parlamento no município de Vinhedo, com representantes das cidades que integram a RMC.

Durante o evento, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, apresentou aos participantes um balanço preliminar do Movimento Maio Amarelo deste ano, mobilização de conscientização da sociedade para a importância da redução do número assustador de acidentes com mortes e feridos graves nas vias e rodovias do Brasil e do mundo, que envolve cidades de todos os estados brasileiros e de outros 26 países.

Os custos dos acidentes no Brasil, que demandam anualmente recursos da ordem de R$ 56 bilhões, que deixam de ser investidos em ações e benefícios sociais para a população, também foram abordados na fala do diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.  Ele lembrou que com o montante poderiam ser construídos 1,8 mil hospitais e 28 mil escolas, o que ampliaria em 50% a oferta de educação no país.

Os reflexos negativos dos acidentes de trânsito na área da Saúde, já que mais de 60% dos leitos reservados para traumas em todo o país são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito também foram apresentados aos representantes dos municípios que integram a RMC. Ramalho mostrou aos participantes, além disso, estudos que apontam as principais causas de acidentes e dados estatísticos das ocorrências verificadas nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas.

Os representantes das cidades reunidos no encontro do Parlamento Metropolitano puderam, também, conhecer o programa Município Laço Amarelo, que já conta com Indaiatuba, Campina Grande/PB e Agudos/SP como signatários.

Criado pelo OBSERVATÓRIO neste ano, o programa “Município Laço Amarelo” visa condecorar com o selo de segurança as cidades que querem mudar a percepção de risco dos moradores com relação ao trânsito, além de incentivar a mudança de comportamento, transformando assim o ir e vir em atitudes seguras para todos.

Com uma série de conteúdos de comunicação disponíveis, o município que aderir ao programa terá a segurança viária como pauta mensal no trabalho junto a comunidade. “A intenção é ajudar os municípios a conscientizar a população, não só durante o mês de maio, quando ocorre o Movimento Maio Amarelo, mas no restante do ano também, sobre a importância da preservação de vidas no trânsito”, explica Ramalho.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="17092,17093" img_size="full" direction_nav="yes"][/vc_column][/vc_row]

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.