Apesar de menor circulação de pessoas durante a pandemia, o trânsito registra a marca assustadora de três mortes por hora
Imprudências de motoristas e de motociclistas lideram o mais recente levantamento realizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre mortes de trânsito no Brasil em 2020 e apresentado pelo Fala Brasil, da Record TV, na última segunda-feira (02/05). Conforme os dados, o número de mortes no trânsito aumentou 2% no Brasil no período de pandemia e restrições de circulação.
Com base nos números definitivos de mortalidade no trânsito publicados pelo DataSUS (Ministério da Saúde) e compilados pelo OBSERVATÓRIO, a produção do Fala Brasil, da RecordTV, acompanhou o atendimento da equipe do Samu e do Corpo de Bombeiros em duas ocorrências de resgate de vítimas de trânsito na cidade de São Paulo.
Conforme o levantamento, foram 32.716 mortes no trânsito em 2020, 771 a mais que em 2019, quando foram registrados 31.945 óbitos no trânsito brasileiro. Segundo José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a mudança na forma de deslocamento das pessoas pode ter ocasionado esse aumento de mortes no trânsito.
“Tivemos questões de mudanças de modais, ou seja, muita gente que tinha preocupação em não usar o transporte público, por exemplo, começou a se deslocar de motocicleta ou de bicicleta, ou fazer o trajeto muitas vezes a pé”, destacou Ramalho.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem de conscientização e apoio ao Movimento Maio Amarelo, mês voltado para o desenvolvimento de ações com envolvimento de toda a sociedade em prol da segurança para o trânsito.
“Não é só o Bombeiro, enfermeiro ou médico. Eu também posso salvar uma vida. A partir do momento em que eu paro em uma faixa de pedestres, que eu não uso o celular enquanto dirijo, que eu não bebo quando vou dirigir. Que eu uso o cinto de segurança e respeito o limite de velocidades. Protocolos de segurança simples que salvam vidas”, finalizou Ramalho.
Assista à matéria completa: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/transito-registra-a-marca-de-tres-mortes-por-hora-02052022
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.