Apesar de menor circulação de pessoas durante a pandemia, o trânsito registra a marca assustadora de três mortes por hora
Imprudências de motoristas e de motociclistas lideram o mais recente levantamento realizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre mortes de trânsito no Brasil em 2020 e apresentado pelo Fala Brasil, da Record TV, na última segunda-feira (02/05). Conforme os dados, o número de mortes no trânsito aumentou 2% no Brasil no período de pandemia e restrições de circulação.
Com base nos números definitivos de mortalidade no trânsito publicados pelo DataSUS (Ministério da Saúde) e compilados pelo OBSERVATÓRIO, a produção do Fala Brasil, da RecordTV, acompanhou o atendimento da equipe do Samu e do Corpo de Bombeiros em duas ocorrências de resgate de vítimas de trânsito na cidade de São Paulo.
Conforme o levantamento, foram 32.716 mortes no trânsito em 2020, 771 a mais que em 2019, quando foram registrados 31.945 óbitos no trânsito brasileiro. Segundo José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a mudança na forma de deslocamento das pessoas pode ter ocasionado esse aumento de mortes no trânsito.
“Tivemos questões de mudanças de modais, ou seja, muita gente que tinha preocupação em não usar o transporte público, por exemplo, começou a se deslocar de motocicleta ou de bicicleta, ou fazer o trajeto muitas vezes a pé”, destacou Ramalho.
O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem de conscientização e apoio ao Movimento Maio Amarelo, mês voltado para o desenvolvimento de ações com envolvimento de toda a sociedade em prol da segurança para o trânsito.
“Não é só o Bombeiro, enfermeiro ou médico. Eu também posso salvar uma vida. A partir do momento em que eu paro em uma faixa de pedestres, que eu não uso o celular enquanto dirijo, que eu não bebo quando vou dirigir. Que eu uso o cinto de segurança e respeito o limite de velocidades. Protocolos de segurança simples que salvam vidas”, finalizou Ramalho.
Assista à matéria completa: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/transito-registra-a-marca-de-tres-mortes-por-hora-02052022
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.