Matérias

OBSERVATÓRIO FALA SOBRE AUMENTO DE MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO AO FALA BRASIL DA RECORD TV

Escrito por Portal ONSV

09 MAI 2022 - 11H14

Apesar de menor circulação de pessoas durante a pandemia, o trânsito registra a marca assustadora de três mortes por hora

Imprudências de motoristas e de motociclistas lideram o mais recente levantamento realizado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária sobre mortes de trânsito no Brasil em 2020 e apresentado pelo Fala Brasil, da Record TV, na última segunda-feira (02/05). Conforme os dados, o número de mortes no trânsito aumentou 2% no Brasil no período de pandemia e restrições de circulação.

Com base nos números definitivos de mortalidade no trânsito publicados pelo DataSUS (Ministério da Saúde) e compilados pelo OBSERVATÓRIO, a produção do Fala Brasil, da RecordTV, acompanhou o atendimento da equipe do Samu e do Corpo de Bombeiros em duas ocorrências de resgate de vítimas de trânsito na cidade de São Paulo.

Conforme o levantamento, foram 32.716 mortes no trânsito em 2020, 771 a mais que em 2019, quando foram registrados 31.945 óbitos no trânsito brasileiro. Segundo José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, a mudança na forma de deslocamento das pessoas pode ter ocasionado esse aumento de mortes no trânsito.

“Tivemos questões de mudanças de modais, ou seja, muita gente que tinha preocupação em não usar o transporte público, por exemplo, começou a se deslocar de motocicleta ou de bicicleta, ou fazer o trajeto muitas vezes a pé”, destacou Ramalho.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO aproveitou a ocasião para enviar uma mensagem de conscientização e apoio ao Movimento Maio Amarelo, mês voltado para o desenvolvimento de ações com envolvimento de toda a sociedade em prol da segurança para o trânsito.

“Não é só o Bombeiro, enfermeiro ou médico. Eu também posso salvar uma vida. A partir do momento em que eu paro em uma faixa de pedestres, que eu não uso o celular enquanto dirijo, que eu não bebo quando vou dirigir. Que eu uso o cinto de segurança e respeito o limite de velocidades. Protocolos de segurança simples que salvam vidas”, finalizou Ramalho.

Assista à matéria completa: https://recordtv.r7.com/fala-brasil/videos/transito-registra-a-marca-de-tres-mortes-por-hora-02052022

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.