Matérias

OBSERVATÓRIO lança o tema do Maio Amarelo 2021

Escrito por Portal ONSV

11 FEV 2021 - 20H00

Respeito e responsabilidade – as mensagens do Movimento neste ano

Diante de um mundo extremamente dividido entre a “minha” e a “sua” opinião, onde quem pensa ao contrário de você passa a ser seu inimigo do dia para a noite, independente de qual relação haja entre eles; num mundo onde, a internet – mais precisamente as redes sociais – virou campo de batalha entre pessoas que, até bem pouco tempo atrás, dividiam o churrasco, a cerveja, a carona, ou seja, a vida, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária trará, para a campanha do Movimento Maio Amarelo em 2021, a reflexão sobre uma atitude que tem faltado nos últimos tempos: o respeito.

A dualidade que vivemos hoje na Comunicação deixou o campo político e se estendeu para toda e qualquer opinião que se publique, onde quer que seja: grupos de mensagens, redes sociais, blogs, até na conversa entre amigos (o que não tem sido rotineira, nesses tempos de pandemia). Todo e qualquer modo de interação vira “ringue” e não há limites para ofensas onde a intolerância, impaciência e a inflexão são os ingredientes principais do diálogo. Isso resulta em rompimento de amizade, de laços de família e qualquer outra relação que havia antes dessa polarização.

Junte-se a isso um outro ponto importante: encerramos em 2020, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2009, e que chamava a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo.  Na Conferência Mundial de Segurança Viária, em fevereiro de 2020, realizada na Suécia, a ONU e a OMS propõem uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo anterior: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos, pelo simples fato que esse objetivo não foi alcançado na última década.

Diante desse novo chamamento, o que fazer de diferente para alcançar esse objetivo? É preciso ter consciência de que, não são com as mesmas ações, que iremos mudar o atual quadro de acidentalidade do trânsito no nosso país. Ou seja: fomos chamados para um novo recomeço!

Dentro desse quadro, surge outra palavra com um significado muito apropriado: RESPONSABILIDADE.

Nada tem efeito, se não for feita de forma responsável: a amizade precisa de responsabilidade, os estudos precisam de responsabilidade; o trabalho deve ser exercido de forma responsável, as relações devem ser responsáveis. Todas as nossas ações devem vir “embaladas” com responsabilidade.

Por outro lado, a empatia é o carro chefe da convivência: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você! Ser empático torna toda e qualquer relação mais saudável. Ser empático requer um exercício diário (no início), depois é impossível não pensar em cada atitude antes de falar ou fazer algo. Empatia é a mola mestra de todo e qualquer bom relacionamento.

Com esses conceitos, nasce o tema da 8ª edição do Movimento Maio Amarelo 2021: RESPEITO E RESPONSABILIDADE: PRATIQUE NO TRÂNSITO. É assim, pensando no outro e fazendo por todos, que esperamos trazer mais consciência e harmonia para o transitar de todos os brasileiros, com respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro, praticando os preceitos de uma sociedade educada e empática.

Venha conosco praticar na rua o que a gente quer para todos nós, em todos os ambientes. Venha conosco, orientar, chamar a atenção, buscar a educação em todas as suas formas em todos os lugares. Com respeito e responsabilidade temos a certeza que estamos no caminho certo para reduzir os milhares de sinistros de trânsito que o Brasil registra todos os anos. Sejamos mais responsáveis com a nossa vida e também com as demais que, por algum motivo, cruzam nosso caminho.

Que venha um Maio Amarelo repleto de mudança de comportamento e que a mensagem seja estendida por todo ano de 2021!

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_separator type="transparent"][vc_video link="https://youtu.be/bFUbaq4eatQ"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.