Matérias

OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária comenta reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, sobre tempo do semáforo para travessia de pedestres

Escrito por Portal ONSV

14 JAN 2020 - 13H00

Reportagem especial desenvolvida pelo jornalista Alan Severiano, para o Jornal Hoje, da TV Globo, aborda o tempo do semáforo para a travessia de pedestres e suas dificuldades em vias movimentadas das cidades brasileiras. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, comentou sobre o assunto.

A insegurança e o curto tempo dado aos pedestres para atravessarem as ruas é o foco da reportagem que constata ser um problema, principalmente aos idosos, que somam aumento de 11% no número de atropelamentos no estado de São Paulo. No Brasil, o dado mais recente é de 2017, e constata 6.469 mortes de pedestres, 17 óbitos por dia.

Segundo dados levantados em 15 cidades do país pela ONG Corrida Amiga, os veículos possuem mais tempo de semáforo que os pedestres. Em São Paulo, a maioria dos semáforos é ajustada para quem consegue andar mais rápido, cerca de 1,2 metros por segundo, quando o ideal seria 80 centímetros por segundos.

Belo Horizonte reduziu o tempo para 90 centímetros por segundo, e Curitiba adotou a leitura do cartão de transporte público de idoso nos semáforos para aumentar o tempo de travessia para os mesmos. Iniciativas que buscam melhorias para a mobilidade urbana.

Para o coordenador de relacionamentos do OBSERVATÓRIO, Marcius D’Ávila: “Lá [Curitiba], teve uma redução de 42% no número de mortes dos idosos por atropelamento. Para o idoso, o caminhar, faz parte do processo de socialização. Então, ele precisa ter essa segurança de ir para a rua e ter o seu tempo respeitado”, diz.

Marcius enfatiza: “Independente do tempo de travessia, o motorista tem que respeitar a travessia do pedestre na faixa. Em algum momento do dia, você será pedestre”, conclui.

Assista a matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/8227439/

Sistema_anchieta_imigrantes_tem_o_ano_mais_letal_de_toda_a_serie_historica
Observadores Certificados

SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA

A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.

Observador_Certificado_paestra_santa_summit
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT

O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Modelos_preditivos_para_sinistros_de_transito
Observadores Certificados

MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO

A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto