Convidado pelo Governo da Suécia, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participa nessa semana da 3a Conferência Ministerial Global sobre Segurança Vária (https://www.roadsafetysweden.com/) promovido pelas Nações Unidas e OMS (Organização Mundial da Saúde), visando discutir os próximos passos da segurança viária do mundo para a próxima década.
A Conferência acontece na capital da Suécia, Estocolmo nessa semana e entre os dias 19 e 20 serão realizadas as reuniões ministeriais. O OBSERVATÓRIO participa de todo evento com três representantes: o diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, além de Francisco Garonce (relações institucionais) e Daniela Gurgel (comunicação).
Nessa oportunidade também serão apresentados os resultados mais significativos da Década de Ação pela Segurança Viária 2011-2020 e também como a segurança no trânsito irá ampliar os esforços da Agenda 2020-2030 para que o planeta alcance as Metas Globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Com delegações inscritas de mais de 140 países, vários serão os temas discutidos durante a semana toda em Estocolmo. Entre eles estão: os usuários vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas); a segurança de crianças em trânsito; mobilidade e transportes seguros para populações urbanas; o programa Visão Zero nas cidades para nenhuma vítima em todos os deslocamentos; inovação, tendências da mobilidade e o papel do setor privado na segurança viária, entre outros temas.
Reuniões
No primeiro dia do evento, Francisco Garonce participou da entrega do Prêmio Internacional Visão Zero da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Fortaleza/CE. O prêmio incentiva o uso de modais alternativos e foram implantados em Fortaleza de forma eficiente nos últimos anos, trazendo muito mais segurança para toda população. A cidade está representada no evento pelo secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicas (SCSP), Luiz Alberto Sabóia que recebeu o prêmio das mãos de Zoleka Mandela (neta de Nelson Mandela) que perdeu uma filha vítima de um condutor alcoolizado e hoje é uma grande ativista por um trânsito seguro para jovens e crianças.
Ramalho e Garonce estiveram reunidos com Matts-Ali Belri, autoridade de trânsito do governo da Suécia, para conhecer de perto o Visão Zero, um programa de segurança viária que colocou a Suécia como um dos países mais seguros do mundo e referência nessa área.
Outra discussão acompanhada de perto pelo OBSERVATÓRIO foi o encontro dos líderes mundiais sobre as atuais práticas para reduzir a violência no trânsito para os diversos modais. Os diretores também estiveram numa feira de tecnologia, promovida por uma empresa do segmento de airbags. Coletes infláveis para quem anda de moto, para pedestres e para quem vai de patinete ou bicicleta foram apresentados pelos fabricantes mundiais.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="23991,23992,23993,23994,23995,23996,24000,24001,24002,24003,24004,24005,24006,24007,24008" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.