Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 3ª Reunião Global de Segurança Viária promovida pela ONU

Escrito por Portal ONSV

19 FEV 2020 - 10H43

Convidado pelo Governo da Suécia, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participa nessa semana da 3a Conferência Ministerial Global sobre Segurança Vária (https://www.roadsafetysweden.com/) promovido pelas Nações Unidas e OMS (Organização Mundial da Saúde), visando discutir os próximos passos da segurança viária do mundo para a próxima década.

A Conferência acontece na capital da Suécia, Estocolmo nessa semana e entre os dias 19 e 20 serão realizadas as reuniões ministeriais. O OBSERVATÓRIO participa de todo evento com três representantes: o diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, além de Francisco Garonce (relações institucionais) e Daniela Gurgel (comunicação).

Nessa oportunidade também serão apresentados os resultados mais significativos da Década de Ação pela Segurança Viária 2011-2020 e também como a segurança no trânsito irá ampliar os esforços da Agenda 2020-2030 para que o planeta alcance as Metas Globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Com delegações inscritas de mais de 140 países, vários serão os temas discutidos durante a semana toda em Estocolmo. Entre eles estão: os usuários vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas); a segurança de crianças em trânsito; mobilidade e transportes seguros para populações urbanas; o programa Visão Zero nas cidades para nenhuma vítima em todos os deslocamentos; inovação, tendências da mobilidade e o papel do setor privado na segurança viária, entre outros temas.

Reuniões

No primeiro dia do evento, Francisco Garonce participou da entrega do Prêmio Internacional Visão Zero da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Fortaleza/CE. O prêmio incentiva o uso de modais alternativos e foram implantados em Fortaleza de forma eficiente nos últimos anos, trazendo muito mais segurança para toda população. A cidade está representada no evento pelo secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicas (SCSP), Luiz Alberto Sabóia que recebeu o prêmio das mãos de Zoleka Mandela (neta de Nelson Mandela) que perdeu uma filha vítima de um condutor alcoolizado e hoje é uma grande ativista por um trânsito seguro para jovens e crianças.

Ramalho e Garonce estiveram reunidos com Matts-Ali Belri, autoridade de trânsito do governo da Suécia, para conhecer de perto o Visão Zero, um programa de segurança viária que colocou a Suécia como um dos países mais seguros do mundo e referência nessa área.

Outra discussão acompanhada de perto pelo OBSERVATÓRIO foi o encontro dos líderes mundiais sobre as atuais práticas para reduzir a violência no trânsito para os diversos modais. Os diretores também estiveram numa feira de tecnologia, promovida por uma empresa do segmento de airbags. Coletes infláveis para quem anda de moto, para pedestres e para quem vai de patinete ou bicicleta foram apresentados pelos fabricantes mundiais.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="23991,23992,23993,23994,23995,23996,24000,24001,24002,24003,24004,24005,24006,24007,24008" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Cerca_de_62_pessoas_envilvidas_em_sinistros_de_transito_no_rio_de_janeiro_em_2023
Observadores Certificados

Cerca de 62 pessoas envolvidas em sinistros de trânsito por dia no Rio de Janeiro em 2023

O telejornal Bom Dia Alerj da TV Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), de hoje (21), apresentou uma reportagem sobre violência no trânsito nos grandes centros urbanos e destacou uma pesquisa que classifica o estado do Rio de Janeiro entre os três com os motoristas mais rudes do Brasil. O especialista em Gestão e Direito de Trânsito e Observador Certificado, Maicon de Paula, foi consultado e defendeu a Educação para o Trânsito como instrumento para diminuir a violência no trânsito.

Regiao_do_grande_abc_registra_mes_de_maio_mais_letal_desde_2015
Observadores Certificados

Região do Grande ABC registra o mês de maio mais letal no trânsito desde 2015

A edição de ontem (20), do Diário do Grande ABC, em São Paulo, destacou que apesar do mês de maio ser marcado como uma época de conscientização para a segurança no trânsito, a Região do Grande ABC registrou o mais letal no trânsito desde 2015. O Observador Certificado Regis Frigeri foi consultado pela reportagem para falar sobre a eficácia das campanhas anuais de conscientização promovidas pelo Maio Amarelo diante do aumento de sinistros de trânsito.

Faixa_azul_deve_chegar_a_200km_na_cidade_de_sao_paulo_ate_o_final_do_ano
Matérias

Faixa Azul deve chegar a 200 km na cidade de São Paulo até o final do ano

A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.