Matérias

OBSERVATÓRIO PARTICIPA DE ADESÃO DE SANTA CATARINA AO PNATRANS

Escrito por Portal ONSV

27 JAN 2022 - 12H44

Observatório apoia a adesão dos órgãos do SNT ao PNATRANS

Foi realizada na última segunda-feira (24), a assinatura do termo de compromisso com o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), pelo estado de Santa Catarina. O evento contou com a presença do secretário Frederico Carneiro, da presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Santa Catarina, delegada de Polícia Sandra Mara Pereira, e do Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Botelho.

O termo de compromisso foi criado pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos. Por meio do Pnatrans, foram criados Grupos de Trabalho, que reúnem especialistas de diversos órgãos e entidades que integram o SNT (Sistema Nacional de Trânsito - Senatran, Detrans, órgãos municipais de trânsito, Cetrans, DNIT, DER, PRF, Polícia Militar e ANTT), das mais variadas regiões do país e das esferas federal, estadual e municipal, bem como representantes de universidades, organizações sociais, entidades do setor produtivo e corpo de bombeiros militar, a fim de propor e viabilizar a implantação de ações que tragam retorno positivo à sociedade.

Instituído pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e regulamentado pela Resolução Contran nº 740, de 12 de setembro de 2018, revogada pela Resolução Contran nº 870, de 13 de setembro de 2021, o plano traz 160 ações prioritárias para a segurança no trânsito. Na ocasião, o Observador Certificado Paulo Botelho assinou o documento representando o OBSERVATÓRIO.

Segundo o diretor presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, “o compromisso dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito ao Pnatrans é um avanço para a busca de um trânsito mais seguro. Pela primeira vez, a lei que institui políticas públicas na área de segurança no trânsito está tendo atenção por parte das autoridades competentes. Nosso total e incondicional apoio às ações que decorrerão a partir de agora”, explica Ramalho.

Vale ressaltar que o Detran de Santa Catarina recebeu recentemente o título de Laço Amarelo e é o primeiro em todo país a firmar parceria com o OBSERVATÓRIO para receber mensalmente conteúdos de comunicação para o trabalho de conscientização de toda sociedade por um trânsito mais seguro.

[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="28953,28954,28955,28951" img_size="full"]

OC_Mercia_Gomes_Agentes_de_transito_adicional_de_insalubridade
Observadores Certificados

AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI

No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.

Uso_celular_ao_volante_Parana
Entrevista

USO DE CELULAR AO VOLANTE É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INFRAÇÕES NO PARANÁ

O programa Paraná em Pauta, da TV Paraná Turismo, afiliada à TV Brasil, da última segunda-feira (25), destacou em reportagem que o uso do celular ao volante é uma das principais infrações entre os condutores paranaenses. O professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, reforçou esse comportamento recorrente entre os condutores com base em um estudo realizado entre as entidades.

Senatran_relatorio_inedito_15_anos_lei_seca
Matérias

SENATRAN APRESENTA RELATÓRIO INÉDITO DE 15 ANOS DE APLICAÇÃO DA LEI SECA

Na última segunda-feira (25), durante o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) do Ministério dos Transportes apresentou, em Brasília/DF, o relatório inédito sobre os 15 anos de aplicação da Lei Seca (Lei 11.705/2008), que destaca entre os dados levantados, uma média de oito infrações por hora no Brasil, registradas no sistema nacional de infrações de trânsito. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi uma das entidades participantes da cerimônia de apresentação do estudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto