Observatório apoia a adesão dos órgãos do SNT ao PNATRANS
Foi realizada na última segunda-feira (24), a assinatura do termo de compromisso com o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), pelo estado de Santa Catarina. O evento contou com a presença do secretário Frederico Carneiro, da presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Santa Catarina, delegada de Polícia Sandra Mara Pereira, e do Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Botelho.
O termo de compromisso foi criado pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos. Por meio do Pnatrans, foram criados Grupos de Trabalho, que reúnem especialistas de diversos órgãos e entidades que integram o SNT (Sistema Nacional de Trânsito - Senatran, Detrans, órgãos municipais de trânsito, Cetrans, DNIT, DER, PRF, Polícia Militar e ANTT), das mais variadas regiões do país e das esferas federal, estadual e municipal, bem como representantes de universidades, organizações sociais, entidades do setor produtivo e corpo de bombeiros militar, a fim de propor e viabilizar a implantação de ações que tragam retorno positivo à sociedade.
Instituído pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e regulamentado pela Resolução Contran nº 740, de 12 de setembro de 2018, revogada pela Resolução Contran nº 870, de 13 de setembro de 2021, o plano traz 160 ações prioritárias para a segurança no trânsito. Na ocasião, o Observador Certificado Paulo Botelho assinou o documento representando o OBSERVATÓRIO.
Segundo o diretor presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, “o compromisso dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito ao Pnatrans é um avanço para a busca de um trânsito mais seguro. Pela primeira vez, a lei que institui políticas públicas na área de segurança no trânsito está tendo atenção por parte das autoridades competentes. Nosso total e incondicional apoio às ações que decorrerão a partir de agora”, explica Ramalho.
Vale ressaltar que o Detran de Santa Catarina recebeu recentemente o título de Laço Amarelo e é o primeiro em todo país a firmar parceria com o OBSERVATÓRIO para receber mensalmente conteúdos de comunicação para o trabalho de conscientização de toda sociedade por um trânsito mais seguro.
[vc_separator type="small" position="center" color="#a3a3a3"][vc_gallery interval="3" images="28953,28954,28955,28951" img_size="full"]
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.