O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV participa nesta sexta-feira, 23 de setembro, do 10º Desafio Intermodal de Curitiba, no Paraná. O evento reunirá diferentes modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de locomoção pela cidade entre 18h e 19h, intervalo de tempo considerado horário de pico. O ONSV será representado no evento por seu vice-presidente, Mauro Gil.
Organizado pelo Programa Ciclovia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Desafio Intermodal conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da universidade e parceria do Instituto Lactec.
O desafio consiste em uma comparação entre os diferentes modais, que saem às 18h do Centro Politécnico da UFPR e retornam até o ponto de chegada, em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade. Os desafiantes podem escolher o caminho que acharem melhor para a realização do trajeto, mas têm, necessariamente, de passar por um ponto intermediário: o Escritório Verde da UTFPR, antes de partirem para o ponto final. Todos os participantes são monitorados em tempo real por equipamento de rastreamento pessoal, zTrax.
O objetivo é avaliar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, utilizando três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.
Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que somadas, indicarão o modal mais eficiente. Ao final do desafio, os participantes devem responder a um questionário sobre a experiência, avaliando pontos sobre a infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito. Após o desafio é disponibilizado um relatório com os dados de avaliação e resultados, que será utilizado pela Setran.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.