Matérias

OBSERVATÓRIO participa de Desafio Intermodal em Curitiba

Escrito por Portal ONSV

22 SET 2016 - 09H57

Evento visa avaliar melhor meio de transporte para um percurso determinado de 10 quilômetros, em horário de pico

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV participa nesta sexta-feira, 23 de setembro, do 10º Desafio Intermodal de Curitiba, no Paraná. O evento reunirá diferentes modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de locomoção pela cidade entre 18h e 19h, intervalo de tempo considerado horário de pico. O ONSV será representado no evento por seu vice-presidente, Mauro Gil.

Organizado pelo Programa Ciclovia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Desafio Intermodal conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da universidade e parceria do Instituto Lactec.

O desafio consiste em uma comparação entre os diferentes modais, que saem às 18h do Centro Politécnico da UFPR e retornam até o ponto de chegada, em frente ao prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade. Os desafiantes podem escolher o caminho que acharem melhor para a realização do trajeto, mas têm, necessariamente, de passar por um ponto intermediário: o Escritório Verde da UTFPR, antes de partirem para o ponto final. Todos os participantes são monitorados em tempo real por equipamento de rastreamento pessoal, zTrax.

O objetivo  é avaliar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, utilizando três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes.

Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que somadas, indicarão o modal mais eficiente. Ao final do desafio, os participantes devem responder a um questionário sobre a experiência, avaliando pontos sobre a infraestrutura urbana, como ciclovias, iluminação pública, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito. Após o desafio é disponibilizado um relatório com os dados de avaliação e resultados, que será utilizado pela Setran.

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.