OBSERVATÓRIO prepara ações para a Semana Mundial de Segurança
Tema do evento neste ano é Salve Vidas, reduza a velocidade; atividades vão de 8 a 14 de maio
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária já prepara ações de adesão à 4 ª Semana Mundial de Segurança, programada pelo ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada de 8 a 14 de maio. A semana tem como tema neste ano a gestão da velocidade, com o mote Salve Vidas, reduza a velocidade (Save Lives#Slow Dow).
O tema, inclusive, é bastante oportuno para o Brasil (e para as Américas), uma vez que a velocidade excessiva/inapropriada é um dos principais fatores de risco para lesões e mortes no trânsito, contribuindo para mais da metade dos acidentes fatais em países de baixa e media renda, destaca José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
A 4ª Semana de Segurança no Trânsito tem por objetivo aumentar a conscientização sobre as consequências da velocidade excessiva no trânsito e os benefícios de reduzi-la. Busca ainda promover soluções baseadas em evidências para a gestão da velocidade, dirigida a instâncias normativas e executivas, e obter dos gestores e demais encarregados das politicas de segurança viária o comprometimento na busca de soluções para esse problema, ao fim da Semana Mundial.
As atividades em adesão à Semana Mundial, de acordo com a ONU, podem se dar em forma de caminhadas, passeios, palestras, entrevistas, debates, mídias sociais, concursos, seminários ou mesas redondas chamando atenção sobre o tema. Outra atividade sugerida pela Organização são intervenções de moderação de tráfego em algumas ruas, com apoio das autoridades locais.
Parceira no evento, a OMS (Organização Mundial da Saúde) desenvolveu um website: www.unroadsafetyweek.org, no qual é possível encontrar detalhes sobre porquê e como reduzir a velocidade, além de material audiovisual para divulgação, textos informativos, infográficos, ideias, experiências, soluções, e demandas para instâncias normativas e decisórias.
O site traz também espaço para registrar online as atividades que ocorrerão em todo o mundo. Na página é possível, ainda, baixar os cartazes com as logos nas cinco línguas das ONU e para você postagem de foto da pessoa, da sua equipe, de amigos e colegas integrados à campanha. No cartaz é estimulado que o participante escreva o porquê e por quem você reduziria a velocidade.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.