Na manhã desta terça-feira (19) o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou mais uma edição da Reunião dos Mantenedores Sociais. Desta vez, o encontro foi realizado no SEST SENAT, em São Paulo/SP. Esta foi a última reunião entre os Mantenedores do Observatório em 2024.
Estavam presentes na reunião Gustavo Faria, Presidente da Gol Plus, Yuri Villacorta, Gerente de Comunicação e Segurança Viária da Uber, Patrick Feno, Gerente de Segurança de Transportes da Raízen, Cleber Archanjo e Rafael Marcheli (responsável pela visita guiada), ambos do Sest Senat.
Rafael Tartaroti, Gerente de Segurança Viária do IFood, Carla Imbrosi, do IBP e Joelson Vellozo, Head de Relações Institucionais do Gringo, marcaram presença na reunião de forma online. Além dos representantes do Mantenedores Sociais, o encontro contou com a presença de José Aurélio Ramalho e Prof. Tiago Bastos, Presidente e Membro do Conselho Deliberativo do Observatório, respectivamente.
Livia Cezorelli, gerente executiva de Comunicação do Sistema Transporte, foi a responsável por dar início ao encontro, fazendo uma breve apresentação institucional do Sistema Transportes. Após a abertura, o CEO do Observatório apresentou os novos membros do Conselho de Mantenedores, fruto de uma ampliação da parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP): Raízen, Vibra e Ipiranga.
Em seguida, Paulo Guimarães apresentou todas as atividades realizadas pelo Observatório no segundo semestre. A apresentação foi organizada em uma linha do tempo e destacou as principais postagens, textos, eventos, entrevistas e projetos do Observatório, de agosto a novembro.
Os presentes puderam acompanhar momentos importantes do Observatório, como a participação no 80º Encontro Nacional dos Detrans, os materiais da Semana Nacional de Trânsito, a visita do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, à sede do Observatório, o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024, a participação de Observadores e de Tiago Bastos, membro do Conselho Deliberativo, no 38º ANPET, entre outras ações.
Após a linha do tempo, Paulo Guimarães apresentou os principais estudos e pesquisas elaborados ou nos quais o Observatório teve participação técnica. Nesse momento, o CEO falou sobre algumas publicações acadêmicas que se destacaram no 38º ANPET e também no 10° Pluris, em Portugal.
Paulo Guimarães também abordou o lançamento do Relatório Comparativo entre Homicídios por Armas de Fogo e Sinistros de Trânsito e da Avaliação do Nível de Informações Disponibilizadas nos Portais dos Detrans, ambos frutos de uma parceria entre o Observatório e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O CEO comentou a repercussão do Observatório na mídia, impulsionada pelos importantes projetos, parcerias e pelos estudos e pesquisas recentemente produzidos. Paulo Guimarães apresentou aos presentes as marcas e os números de visualizações, alcance e crescimento das redes sociais e do site do Observatório. Também foi apresentada aos representantes dos Mantenedores Sociais a programação da Visão Estratégica do Observatório para 2025, que abordou os aspectos de advocacy, ações institucionais, impacto social, a área de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), futuros eventos, entre outros pontos.
Laço Amarelo
Houve um momento dedicado ao Programa Laço Amarelo, no qual foi reforçado o novo formato do programa, que visa aproximar a comunicação do público por meio do personagem Má-Influencer.
A proposta busca promover a interação de forma mais leve e bem-humorada. Assim, foram apresentados, em primeira mão, os materiais que os integrantes da rede Laço Amarelo (e também os mantenedores) irão receber no mês de dezembro.
O CEO também mencionou o Laço Amarelo Day, realizado no dia 25 de setembro, no PIT (Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos/SP). O evento foi uma oportunidade para reunir os parceiros do Programa Laço Amarelo.
Maio Amarelo 2025 e Programa Educa
A última reunião dos Mantenedores reservou um momento para falar sobre o Movimento Maio Amarelo 2025. Foi apresentado o tema do próximo ano: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana. Durante o encontro, foi feito um convite aos presentes para que desenvolvam campanhas complementares em conjunto, com o objetivo de potencializar o Movimento Maio Amarelo do próximo ano, com o apoio de Criadores e Influenciadores selecionados pelos Mantenedores Sociais. A ideia é que os conteúdos complementares sejam distribuídos em todas as redes sociais.
No encontro, também foi discutido o novo momento do Programa Educa, que terá uma plataforma digital de conteúdos educacionais. A nova fase permite modernizar a experiência educacional, disponibilizando conteúdos online e dinâmicos que se adaptam às necessidades de cada escola, professor e aluno.
1/4
Observadoras Certificadas tomam posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST)
Na última quarta-feira (27), as Observadoras Certificadas Adriana Modesto de Sousa e Inês Arend tomaram posse como membros da Câmara Temática de Saúde para o Trânsito (CTST), conforme a Portaria Contran nº 3, de 25 de julho de 2025, nas funções de titular e suplente, respectivamente. A indicação foi realizada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO participa de audiência pública para avaliação do Pnatrans
Na manhã desta terça-feira, 26, o OBSERVATÓRIO, representado pelo CEO, Paulo Guimarães, participou de uma audiência pública para avaliação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).O encontro foi solicitado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), por meio da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Observador Certificado fala sobre sinistros em cruzamento movimentado de Belo Horizonte/MG
O Observador Certificado, Ronaro Ferreira, foi convidado pelo portal da Rádio Itatiaia, importante veículo de comunicação de Minas Gerais, para comentar sobre os constantes sinistros que vêm acontecendo em um cruzamento de Belo Horizonte.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.