Matérias

OBSERVATÓRIO quer discutir mobilidade urbana com candidatos de Indaiatuba

Escrito por Portal ONSV

12 SET 2016 - 16H10

Convite neste sentido está sendo encaminhado através de ofício aos cinco pleiteantes ao Executivo municipal; sugestão é que encontros ocorram até o dia 30 de setembro

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer discutir a mobilidade urbana segura com os candidatos à Prefeitura de Indaiatuba, município onde está instalado. Para que a discussão ocorra, os cinco pleiteantes ao Executivo da cidade estão recebendo desde esta segunda-feira, 12 de setembro, um ofício no qual o OBSERVATÓRIO propõe um diálogo, com cada um dos candidatos e suas assessorias/equipe técnica.

Na ocasião, cada um dos proponentes ao Executivo municipal poderá assumir o compromisso de que, se eleito, irá adotar as medidas apontadas no ofício (ver abaixo). As medidas propostas resultam de avaliações feitas pela equipe técnica do OBSERVATÓRIO, que percorreu vários pontos da cidade para levantamento das correções ou melhorias que podem ser adotadas visando à garantia de condições de mobilidade mais segura aos moradores de Indaiatuba, independentemente do modal que utilizam.

No documento, o OBSERVATÓRIO ressalta sua finalidade de entidade consultiva da ONU (Organização das Nações Unidas) sem fins lucrativos empenhada em ações capazes de contribuir para a redução do expressivo número de mortes e de feridos graves em acidentes de trânsito nas vias e nas rodovias do país; e como órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, planeja e executa os subsídios técnicos necessários para o convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.

Destaca, ainda, os altos custos gerados pelos acidentes de trânsito no Brasil (R$ 40 bilhões anuais, segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e ocupação por vítimas de acidentes de trânsito de 60% dos leitos destinados a pacientes traumatizados em todo o país). O documento ressalta, igualmente, que de acordo com dados consolidados no Sistema Observar de Monitoramento e Ação – SOMA criado pelo OBSERVATÓRIO, a frota de veículos de Indaiatuba passou, nos últimos cinco anos, de 135.760 para 169.350 veículos, número significativo para uma cidade com aproximados duzentos e trinta e dois mil habitantes.

A sugestão da direção do OBSERVATÓRIO é de que as reuniões sejam agendadas até o dia 30 de setembro.

Propostas que serão apresentadas:

  • Redução da velocidade máxima regulamentada para as avenidas como Conceição, Presidente Kennedy.
  • Implantação de dispositivos de canalização, segregadores nos pontos em que a ciclofaixa está localizada junto ao leito carroçável da via e ao lado de defensas metálicas.
  •  Revisão dos deslocamentos laterais nas aberturas de passagem em canteiros centrais. Há pontos em que é permitido tudo, potencializando os riscos de acidentes.
  • Implantação de faixa elevada para travessia de pedestres em pontos com direita livre, de forma a incentivar o condutor a reduzir a velocidade e privilegiar o pedestre.
  • Implantar área 40 na zona central da cidade, para minimizar os riscos de óbitos ou lesões graves em eventuais atropelamentos.
  • Desenvolver ações mensais de educação para o trânsito, abordando temas do dia a dia no trânsito, como forma de difundir aspectos relevantes da segurança viária.

Intensificar a fiscalização de trânsito para que o comportamento irregular do condutor seja devidamente punido.

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.