O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer discutir a mobilidade urbana segura com os candidatos à Prefeitura de Indaiatuba, município onde está instalado. Para que a discussão ocorra, os cinco pleiteantes ao Executivo da cidade estão recebendo desde esta segunda-feira, 12 de setembro, um ofício no qual o OBSERVATÓRIO propõe um diálogo, com cada um dos candidatos e suas assessorias/equipe técnica.
Na ocasião, cada um dos proponentes ao Executivo municipal poderá assumir o compromisso de que, se eleito, irá adotar as medidas apontadas no ofício (ver abaixo). As medidas propostas resultam de avaliações feitas pela equipe técnica do OBSERVATÓRIO, que percorreu vários pontos da cidade para levantamento das correções ou melhorias que podem ser adotadas visando à garantia de condições de mobilidade mais segura aos moradores de Indaiatuba, independentemente do modal que utilizam.
No documento, o OBSERVATÓRIO ressalta sua finalidade de entidade consultiva da ONU (Organização das Nações Unidas) sem fins lucrativos empenhada em ações capazes de contribuir para a redução do expressivo número de mortes e de feridos graves em acidentes de trânsito nas vias e nas rodovias do país; e como órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, planeja e executa os subsídios técnicos necessários para o convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.
Destaca, ainda, os altos custos gerados pelos acidentes de trânsito no Brasil (R$ 40 bilhões anuais, segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e ocupação por vítimas de acidentes de trânsito de 60% dos leitos destinados a pacientes traumatizados em todo o país). O documento ressalta, igualmente, que de acordo com dados consolidados no Sistema Observar de Monitoramento e Ação – SOMA criado pelo OBSERVATÓRIO, a frota de veículos de Indaiatuba passou, nos últimos cinco anos, de 135.760 para 169.350 veículos, número significativo para uma cidade com aproximados duzentos e trinta e dois mil habitantes.
A sugestão da direção do OBSERVATÓRIO é de que as reuniões sejam agendadas até o dia 30 de setembro.
Intensificar a fiscalização de trânsito para que o comportamento irregular do condutor seja devidamente punido.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.