OBSERVATÓRIO traça cenário do trânsito durante evento em Brasília
Imagens de acidentes, suas causas, consequências e custos gerados foram abordados em palestra de José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONSV
O cenário dos acidentes de trânsito no Brasil foi abordado pelo diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, José Aurelio Ramalho, em palestra nesta quarta-feira, 21 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A participação se deu durante evento que integrou a 45ª RAPv - Reunião Anual de Pavimentação, o 19º ENACOR – Encontro Nacional de Conservação Rodoviária, da 5ª Expopavimentação e o 1º Fórum de Pavimentação de Trânsito e de Mobilidade, promovido em parceria entre o DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal), a ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem) e a ABPv(Associação Brasileira de Pavimentação).
Em sua exposição, Ramalho apresentou programas e propostas do OBSERVATÓRIO voltadas à redução dos acidentes e das mortes no trânsito brasileiro, como o Programa de Gestão de Trânsito Municipal (PGTM) desenvolvido pelo ONSV e capaz de colaborar com as autoridades municipais para a adoção de medidas que levem à redução de acidentes em suas cidades.
Outra ação apresentada pelo diretor-presidente foi a Agenda Positiva, calendário elaborado pelo ONSV, no qual a cada mês um tema relativo à segurança viária é escolhido para reflexão e subsidiado por peças educativas , como folheto, vídeo, boletim de rádio e quadro para ser usado em circuito internos de tevê, peças publicitárias entre outros, todos disponibilizados gratuitamente aos interessados em divulgá-los. Além deles abordou também os cursos EADs produzidos e disponibilizados pelo ONSV.
Numa apresentação visual, mostrou as participantes do evento imagens de acidentes de trânsito, suas causas e consequências, assim como os custos sociais e financeiros que eles representam, destacando que apenas em 2014, segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes demandaram gastos da ordem de R$ 56 bilhões.
Aos participantes apresentou também conceitos do Projeto URBANIDADE, elaborado pelo ONSV com vistas ao trânsito seguro, e que conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. O URBANIDADE se fundamenta nos cinco eixos estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a Década Mundial de Ações para a Segurança Viária – 2011/2020: infraestrutura e gestão, fiscalização, saúde, educação e segurança veicular.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.