O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a Uber e o Grupo Cidade Comunicação, a Record do Ceará - promovem neste setembro o projeto #TrânsitoIdeal. A iniciativa apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito durante o mês de setembro, celebrando a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25).
A série de reportagens aborda histórias reais, apresenta dados estatísticos, e ressalta a importância do comportamento seguro e o respeito às leis de trânsito. No segundo episódio, transmitido pelo programa Balanço Geral CE, da TV Cidade Fortaleza afiliada à Record TV, a reportagem destacou a rotina do motoboy parceiro da Uber, Cleano Carvalho.
Ainda durante a reportagem são abordados temas como ações educativas, respeito às leis de trânsito e uso correto dos equipamentos de segurança, que destaca a importância dessas atitudes para a preservação da vida no trânsito.
2º episódio: segurança dos motociclistas no estado do Ceará
Segundo destacou a reportagem, de janeiro a junho deste ano o IJF, Hospital Instituto doutor José Frota, referência no atendimento de traumas no Ceará, acolheu 4.611 pessoas vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas. Em comparação com o mesmo período de 2022, o número é 6% maior.
Durante a reportagem, a AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) da prefeitura de Fortaleza tirou dúvidas sobre o uso correto de calçados, segundo a legislação de trânsito, sobre equipamentos de proteção de motociclistas e o uso obrigatório do capacete pelos condutores de motocicleta e garupas.
“Por quem você dirige? Você já se perguntou quando está no trânsito? Você já se perguntou quem está te esperando lá na sua casa? Então às vezes, nós nos esquecemos e deixamos de usar o cinto, deixamos de ser um motorista gentil, uma motorista gentil, nós deixamos de ser um pedestre, um ciclista gentil e esquecemos de todo esse contexto. Olha, então se você realmente vai dirigir, dirige pela sua família, por você. E você vai com certeza estender isso para o próximo”, argumentou o Observador Certificado Carlos Rummenigge.
Assista à matéria completa:
A campanha produzida, fruto da parceria de conscientização social entre Uber, OBSERVATÓRIO e Grupo Cidade Comunicação é veiculada ao longo deste mês de setembro nas emissoras do grupo, nas plataformas digitais e também, na TV Cidade Fortaleza canal 8. A primeira matéria, com o depoimento do Observador Certificado Carlos Rummenigge, você acompanha aqui: https://tinyurl.com/53c4r595
BRASÍLIA É A SEGUNDA CAPITAL QUE MAIS REGISTROU INFRAÇÕES DURANTE OS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA DA LEI SECA
Um estudo realizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) aponta que Brasília ocupa a segunda posição no ranking de capitais que mais registraram infrações durante os 15 anos de existência da Lei Seca. Na capital foram 36 mil registros, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com 48 mil autuações. O Observador Certificado Arthur Magalhães foi consultado pelo DF Record, da TV Record, na última terça-feira (26), para comentar esses dados preocupantes.
CAMPANHA #TRÂNSITOIDEAL: TODOS OS EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
A Campanha #TrânsitoIdeal, promovida pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Uber e o Grupo Cidade Comunicação durante o mês de setembro, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, apresenta uma série com 10 reportagens e 10 podcasts que visam conscientizar a sociedade sobre a importância de participação de cada um nos cuidados de segurança no trânsito.
AGENTES DE TRÂNSITO CONTAM COM ADICIONAL DE PERICULOSIDADE COM NOVA LEI
No dia 20 de setembro, entrou em vigor a Lei 14.684, legislação que representa um marco importante na proteção e reconhecimento das atividades desempenhadas pelos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil. A conselheira do Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), consultora em gestão de frotas e projetos de mobilidade urbana e Observadora Certificada, Mércia Gomes, destaca a mudança significativa na lei para esses profissionais.
Boleto