Matérias

OCORRÊNCIAS DE TRÂNSITO ENVOLVENDO ÔNIBUS DE TURISMO AUMENTAM NO ESTADO DE SÃO PAULO

OBSERVATÓRIO fala à EPTV sobre como passageiros podem evitar o transporte irregular

Escrito por Portal ONSV

20 SET 2023 - 10H46

O jornal da EPTV 2ª Edição, afiliada à TV Globo em Campinas e Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, alertou ontem (19/09), sobre o aumento no número de sinistros de trânsito envolvendo ônibus de turismo no estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, falou sobre as principais regras que as empresas devem cumprir e podem ser observadas pelos passageiros.

Segundo os dados apresentados pela reportagem e divulgados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o número de ocorrências de trânsito envolvendo ônibus de turismo rodoviários e até mesmo, ônibus clandestinos, aumentou 26% entre 2021, em que foram registradas 370 ocorrências, e 2022, contabilizando 468. Considerando os meses de janeiro a setembro de 2023, o número de sinistros registrados já ultrapassou o do mesmo período do ano passado.

“Sempre ter o recibo da passagem. Ou seja, lá no recibo da passagem ele vai encontrar o nome da empresa, o telefone da empresa, inclusive se a viagem dele tem seguro, se está coberta por um seguro. Se ele está amparado dentro da legislação e das regulamentações. Outro ponto importante é o visual, a hora que ele olhar o ônibus, se está com o pneu careca, se está em situação deplorável, não entre nesse veículo. Não siga viagem num veículo desse, porque certamente, será um grande risco”, explicou Ramalho.

Ainda conforme destacou a reportagem, as instituições e órgãos de trânsito afirmam que estão trabalhando em outras medidas que possam garantir mais tranquilidade ao passageiro na hora de contratar os serviços de viagem.

“Estamos nesse momento, em uma grande discussão envolvendo veículos de regulação do governo e entidades privadas para discutir um selo que o cidadão possa, observando esse selo no veículo, saber que aquela transportadora tem um motorista treinado, um motorista que passou por exames médicos, que o veículo está em condições, faz a manutenção periódica. Então é uma maneira de dar uma segurança e um conforto maior aos passageiros”, finalizou o presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11960001/

Univasf_recebe_comite_regional_prevencao_acidentes_moto
Observadores Certificados

Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco/PE recebe Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do Francisco (HU-Univasf), em Pernambuco, recebeu, no final de maio, a visita de um grupo de membros do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) e representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e do Observatório de Segurança Pública do Município de Petrolina. O objetivo foi mostrar in loco, a partir dos fluxos de atendimentos e internações no Hospital, as repercussões dos sinistros de transporte terrestre para a saúde pública. O HU-Univasf é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

SP2_330_pessoas_morreram_atropeladas_na_capital_de_sao_paulo_em_2023
Matérias

330 pessoas morreram atropeladas na capital de São Paulo em 2023

O SP2, telejornal da TV Globo, da última quinta-feira (13), alertou sobre o crescente risco no trânsito para os pedestres na capital e Grande São Paulo. Somente em 2023, 330 pessoas morreram atropeladas na capital paulista. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, reforçou a necessidade de investimento em campanhas de educação para o trânsito durante a reportagem.

Observador_certificado_ministra_palestra_camara_de_vereadores_de_sao_borja_rs
Observadores Certificados

Observador Certificado ministra palestra sobre segurança viária na Câmara de Vereadores de São Borja/RS

A palestra “Trânsito (in)seguro: Responsabilidades Compartilhadas”, foi ministrada no plenário da Câmara de Vereadores do município de São Borja, no Rio Grande do Sul, pelo Observador Certificado e representante do Maio Amarelo 2024, Eduardo Cadore, no final do mês de maio.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.