O jornal da EPTV 2ª Edição, afiliada à TV Globo em Campinas e Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, alertou ontem (19/09), sobre o aumento no número de sinistros de trânsito envolvendo ônibus de turismo no estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, falou sobre as principais regras que as empresas devem cumprir e podem ser observadas pelos passageiros.
Segundo os dados apresentados pela reportagem e divulgados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), o número de ocorrências de trânsito envolvendo ônibus de turismo rodoviários e até mesmo, ônibus clandestinos, aumentou 26% entre 2021, em que foram registradas 370 ocorrências, e 2022, contabilizando 468. Considerando os meses de janeiro a setembro de 2023, o número de sinistros registrados já ultrapassou o do mesmo período do ano passado.
“Sempre ter o recibo da passagem. Ou seja, lá no recibo da passagem ele vai encontrar o nome da empresa, o telefone da empresa, inclusive se a viagem dele tem seguro, se está coberta por um seguro. Se ele está amparado dentro da legislação e das regulamentações. Outro ponto importante é o visual, a hora que ele olhar o ônibus, se está com o pneu careca, se está em situação deplorável, não entre nesse veículo. Não siga viagem num veículo desse, porque certamente, será um grande risco”, explicou Ramalho.
Ainda conforme destacou a reportagem, as instituições e órgãos de trânsito afirmam que estão trabalhando em outras medidas que possam garantir mais tranquilidade ao passageiro na hora de contratar os serviços de viagem.
“Estamos nesse momento, em uma grande discussão envolvendo veículos de regulação do governo e entidades privadas para discutir um selo que o cidadão possa, observando esse selo no veículo, saber que aquela transportadora tem um motorista treinado, um motorista que passou por exames médicos, que o veículo está em condições, faz a manutenção periódica. Então é uma maneira de dar uma segurança e um conforto maior aos passageiros”, finalizou o presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11960001/
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.