Matérias

ONSV discute ações em benefício do trânsito de Indaiatuba

Escrito por Portal ONSV

23 MAR 2017 - 10H26

Em reunião com o prefeito Nilson Alcides Gaspar, representantes do OBSERVATÓRIO apresentaram também o Programa Laço Amarelo

Representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, entre eles o diretor-presidente, José Aurelio Ramalho, e o gerente-técnico, Renato Campestrini, propuseram ao prefeito de Indaiatuba/SP,  Nilson Alcides Gaspar, parceria em uma série de ações que visam proporcionar aos moradores do município e aos condutores de veículos que nele transitam, um trânsito mais seguro, humano e, consequentemente, com menos acidentes.

A proposta de parceria foi apresentada em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 20 de março, na qual Gaspar tomou conhecimento do Programa Laço Amarelo, criado pela entidade como forma de reconhecer boas ações e permitir que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro.

O programa é aberto a empresas e municípios que passarão, após a adesão, a ter o direito de utilização da marca Laço Amarelo nos canais de comunicação e produtos, etc. Os parceiros ganham, além disso, reconhecimento por meio de um certificado e acesso a todo acervo de pesquisas, estudos e materiais do OBSERVATÓRIO, além de peças mensais de comunicação, seguindo a determinação da Resolução 654/2017 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

A adesão permite também que a marca ou o município parceiros sejam divulgados no site e nas mídias sociais do OBSERVATÓRIO e do Maio Amarelo, além de diversos órgãos de imprensa nacional e internacional. E, ainda, convite para participação em eventos promovidos pela entidade. Serão disponibilizados aos parceiros, também, conteúdos e materiais de comunicação relacionados à segurança viária. Municípios que aderirem terão, ainda, acesso ao SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação) para georreferenciar os acidentes locais e dessa forma desenvolver políticas pontuais onde há efetivamente maior concentração de ocorrências.

Entre as possibilidades de trabalho conjunto foram discutidas a realização de reunião com os secretários para alinhamento das ações de trânsito no município, dentro de uma estratégia única de governo; de palestras de conscientização para diversos entes da cidade sobre o impacto dos acidentes de trânsito para as empresas; auxílio nas ações do Movimento Maio Amarelo no município; campanhas mensais sobre temas relacionados a riscos no trânsito (álcool/direção, celular/direção, cinto de segurança, travessia de pedestres, etc), entre outros.

Segundo o gerente-técnico do OBSERVATÓRIO, esses  projetos e ações, sempre com ênfase na gestão do trânsito, divulgação de comportamentos seguros e ações educativas, devem ser formalizados entre a entidade e o município, uma vez que considerou a reunião altamente positiva.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.