As propostas do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) ao Projeto de Lei 5007/2013, de autoria do senador Jorge Viana (PT/AC), foram apresentadas nesta terça-feira, 28 de junho, pelo diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho, em audiência pública da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara Federal, em Brasília.
O projeto altera a Lei 9.503 (Código de Trânsito Brasileiro) e estabelece a criação de faixas virtuais exclusivas para o trânsito de motocicletas em vias de grande circulação e fixa velocidades máximas para este tipo de veículo.
Nos debates, que reuniram deputados, representantes de órgãos executivos de trânsito e de motociclistas, Ramalho defendeu a revisão do processo de formação do condutor, classificado atualmente como fraco, já que nele o futuro condutor é “adestrado” em um circuito fechado, realizado em primeira marcha com a utilização apenas do freio traseiro.
Além da revisão na formação do condutor, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO defendeu a importância de que sejam propagados ensinamentos que levem, de fato, à conscientização de que postura segura no trânsito é uma atitude que irá contribuir significativamente com o objetivo principal que o país almeja: reduzir o número de mortos e feridos graves.
Neste sentido, Ramalho observou que “criar um espaço para o trânsito de motocicletas não resultará na redução no número de acidentes, mas apenas vai ordenar, criar critérios para uma prática tão comum nas cidades brasileiras, independentemente do porte, já que, basta o trânsito estar parado ou lento que os motociclistas o utilizam”.
Na avaliação do OBSERVATÓRIO, debatida por Ramalho, a criação de motofaixas seria viável, não como uma competência municipal do Artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, mas como regra geral de circulação e conduta prevista no Artigo 29 da lei, que estabelece faixas de circulação, distância de segurança, preferência de passagem, ultrapassagem, entre outros.
Segundo dados consolidados do DataSUS do Ministério da Saúde relativos ao número de mortes em acidentes nas vias e rodovias do país em 2014, divulgados no dia 24 de junho e analisados pelo ONSV, as mortes envolvendo motociclistas aumentaram 19% no período de 2010 a 2014. Na tentativa de reverter o quadro de mortes em acidentes de trânsito, o OBSERVATÓRIO continuará a acompanhar o andamento da questão, sempre com foco na segurança dos usuários das vias, seja na condição de pedestre ou de condutor.
Frota Descomplicada: Lançamento de livro de Observador Certificado conta com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO
No dia 9 de junho, o cenário da segurança viária e mobilidade urbana no Brasil ganhou um reforço importante com o lançamento do livro "Frota Descomplicada" na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). De autoria de Gleyson Viri, Observador Certificado da 11ª turma, a obra foi apresentada em um evento que reuniu diversas autoridades e especialistas da área.
Observadores Certificados levam projeto “Maio Amarelo Sem Fronteiras” ao Fórum de Francofonia da Universidade Federal do Maranhão
Os Observadores do Maranhão, representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), celebraram um momento marcante recentemente ao serem convidados para apresentar o projeto "Maio Amarelo Sem Fronteiras" durante o prestigiado Fórum de Francofonia realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, de grande relevância acadêmica e cultural, foi totalmente conduzido em francês e reuniu especialistas, estudantes e autoridades de diversos setores que valorizam o idioma como ferramenta essencial para conexões internacionais.
Tecnologia e Mobilidade: OBSERVATÓRIO participa de painel no AND Tech
O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou nesta quarta-feira, dia 4 de junho, do AND Tech evento que reuniu, pela primeira vez, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) do país em um só local: o Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.