As propostas do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) ao Projeto de Lei 5007/2013, de autoria do senador Jorge Viana (PT/AC), foram apresentadas nesta terça-feira, 28 de junho, pelo diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho, em audiência pública da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara Federal, em Brasília.
O projeto altera a Lei 9.503 (Código de Trânsito Brasileiro) e estabelece a criação de faixas virtuais exclusivas para o trânsito de motocicletas em vias de grande circulação e fixa velocidades máximas para este tipo de veículo.
Nos debates, que reuniram deputados, representantes de órgãos executivos de trânsito e de motociclistas, Ramalho defendeu a revisão do processo de formação do condutor, classificado atualmente como fraco, já que nele o futuro condutor é “adestrado” em um circuito fechado, realizado em primeira marcha com a utilização apenas do freio traseiro.
Além da revisão na formação do condutor, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO defendeu a importância de que sejam propagados ensinamentos que levem, de fato, à conscientização de que postura segura no trânsito é uma atitude que irá contribuir significativamente com o objetivo principal que o país almeja: reduzir o número de mortos e feridos graves.
Neste sentido, Ramalho observou que “criar um espaço para o trânsito de motocicletas não resultará na redução no número de acidentes, mas apenas vai ordenar, criar critérios para uma prática tão comum nas cidades brasileiras, independentemente do porte, já que, basta o trânsito estar parado ou lento que os motociclistas o utilizam”.
Na avaliação do OBSERVATÓRIO, debatida por Ramalho, a criação de motofaixas seria viável, não como uma competência municipal do Artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, mas como regra geral de circulação e conduta prevista no Artigo 29 da lei, que estabelece faixas de circulação, distância de segurança, preferência de passagem, ultrapassagem, entre outros.
Segundo dados consolidados do DataSUS do Ministério da Saúde relativos ao número de mortes em acidentes nas vias e rodovias do país em 2014, divulgados no dia 24 de junho e analisados pelo ONSV, as mortes envolvendo motociclistas aumentaram 19% no período de 2010 a 2014. Na tentativa de reverter o quadro de mortes em acidentes de trânsito, o OBSERVATÓRIO continuará a acompanhar o andamento da questão, sempre com foco na segurança dos usuários das vias, seja na condição de pedestre ou de condutor.
CEO do Observatório participa do 80° Encontro Nacional dos Detrans
Entre os dias 2 e 4 de setembro de 2024, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou, em Brasília, o 80° Encontro Nacional dos Detrans (END) com foco em digitalização, desburocratização e melhora da segurança do trânsito.
Observatório realiza o Encontro Nacional de Observadores Certificados 2024
Nos dias 3 e 4 de setembro, o Observatório Nacional de Segurança Viária realizou o Encontro Nacional de Observadores Certificados (ENOC) 2024 em São Paulo. O evento desse ano ocorreu em conjunto com o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.
Observador Certificado fala sobre atropelamentos no estado de São Paulo ao Jornal da Record
O Observador Certificado, Ricardo Rocha, participou de uma reportagem do Jornal da Record, que foi ao ar na última quinta-feira (29), para falar sobre o número alarmante de mortes de pedestres por atropelamento no estado de São Paulo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.