Matérias

ONSV discute nova formação de condutores no Denatran em Brasília

Escrito por Portal ONSV

22 SET 2016 - 14H19

Em reunião com diretor-geral do órgão, ONSV reforçou também a importância da Educação para o Trânsito nas escolas de ensino fundamental

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, José Aurelio Ramalho, se reuniu nesta quarta-feira, 21 de setembro, em Brasília, com o diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Elmer Coelho Vicenzi.

Na reunião foram discutidas as propostas do ONSV para a implantação de nova formação de condutores no país, além da inclusão da Educação para o Trânsito nas escolas das redes pública e privada, para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo Ramalho, a adoção de nova metodologia e novo conteúdo nos cursos de formação de condutores é de fundamental importância no país. “O que temos hoje é uma grande fábrica de ‘pregos tortos’, pois os ensinamentos oferecidos nos centros de formação ou mesmo nas autoescolas não abrangem toda a questão do trânsito no país. Não há uniformidade nos conceitos repassados pelos instrutores e examinadores. Temas como a avaliação de riscos, a tomada de decisão, a direção defensiva, entre outros, precisam ser ensinados de forma indistinta a todos os candidatos à Habilitação”. Defende Ramalho.

Neste sentido, o ONSV elaborou há pouco mais de um ano um estudo intitulado Formação do Condutor – 2015, no qual todo o processo atual de formação de condutores foi revisado, desde a metodologia das aulas teóricas, pré-práticas (atuais aulas com simuladores) e práticas, além da formação do instrutor e do examinador. O exame psicológico, de aptidão física e mental, entre outros. O estudo abrangeu também toda a legislação que embasa a formação do condutor, todas as etapas estabelecidas pela lei e suas prerrogativas.

A inclusão da Educação para o Trânsito nas escolas é outro tema defendido pelo ONSV como forma de reversão do quadro assustador vivido no trânsito brasileiro em relação a acidentes fatais. “A maioria das pessoas, infelizmente, só tem contato com a palavra trânsito quando vai tirar a carteira de habilitação”, destaca, lembrando que quanto mais cedo os conceitos forem assimilados, maiores são as possibilidades de uma prática mais segura de direção e, consequentemente, menos riscos de acidente haverá.

Seminário

A formação de condutores e a Educação Para o Trânsito nas escolas foram também temas da participação do ONSV no Seminário Trânsito e Cidadania, promovido pelo Detran/ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo).

O OBSERVATÓRIO foi representado no evento por Roberta Mantovani, educadora de trânsito, que ressaltou a necessidade de que tanto a formação de condutores passe por alterações quanto a educação para o trânsito passe, de fato, a ser tema nas salas de aula.

"unnamed"

Serie_transitando_qual_a_sua_contribuicao_para_um_transito_seguro
Matérias

Série Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?

O telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC, afiliada à TV Globo, realizou na última semana uma série com cinco reportagens sobre comportamento no trânsito. “Transitando: qual a sua contribuição para um trânsito seguro?”, contou com a participação do professor do Departamento de Transportes da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jorge Tiago Bastos, explicando questões relacionadas ao comportamento das pessoas e influências diretas no trânsito.

Observatorio_participa_segunda_edicao_esg_energia_negocios_ibp
Matérias

OBSERVATÓRIO participa da 2ª Edição do ESG Energia e Negócios do IBP

Com o objetivo de colaborar para que a sociedade avance em direção a um futuro energético de baixo carbono, o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) realiza a 2ª edição do “ESG Energia e Negócios” nos dias 27 e 28 de maio, em Copacabana, no Rio de Janeiro. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, participou da abertura do evento, falando dos atuais números do trânsito no Brasil, dos avanços do Movimento Maio Amarelo e do Programa Laço Amarelo. Além disso, Ramalho também entregou a placa de Mantenedor Social ao IBP durante o encontro que reúne cerca de 500 pessoas.

Observadora_Certificada_ministra_palestra_durante_seminario_programa_vida_no_transito
Observadores Certificados

Observadora Certifica ministra palestra durante Seminário do Programa Vida no Trânsito

A Observadora Certificada e representante do Maio Amarelo em Goiás, Elizabeth Gandara, ministrou uma palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no dia 15 de maio, durante o Seminário do Programa Vida no Trânsito, realizado no auditório do Paço Municipal do município de Senador Canedo, no estado de Goiás.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.