OBSERVATÓRIO elenca 10 dicas de segurança no trânsito
Entidade destaca que ‘nossa escolha faz a diferença’ no trânsito; melhor fazer, portanto, a escolha correta
Falar sobre a importância das ações capazes de possibilitar maior segurança no trânsito nunca é demais num país onde mais de 40 mil pessoas por ano morrem em decorrência de acidentes, como é o caso do Brasil. Sem contar que, pelo fato de 90% deles terem como motivo falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outros), fica claro que poderiam ter sido evitados.
Para contribuir com a ampliação dos conhecimentos sobre a segurança no trânsito, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária elenca 10 atitudes fundamentais para quem quer praticar a direção segura. E lembra que ‘nossa escolha faz a diferença’ no trânsito. Confira:
- Todos que estiverem no interior de um veículo, sejam adultos ou crianças, devem usar o cinto de segurança, inclusive os do banco traseiro.
- Crianças devem ser transportadas com a utilização do dispositivo de segurança adequado à idade (bebê-conforto, cadeirinha, assento de elevação), que têm de estar fixados de modo correto.
- O pedestre deve ser sempre respeitado.
- Se beber, não dirija. Saiba que conduzir veículo após ter ingerido bebida alcoólica reduz em até 25% seu tempo de reação, aumentando o risco de acidente.
- Bicicleta também é veículo e deve, portanto, respeitar a sinalização de trânsito. E os condutores de veículos motorizados devem guardar distância de 1,5 metro ao ultrapassar ciclistas.
- Motociclistas jamais devem deixar de usar os equipamentos de proteção como capacete (sempre com a viseira abaixada), luvas, botas, jaquetas.
- Respeite os limites de velocidade. E ao passar por locais com grande fluxo, escolas, hospitais, etc, reduza a velocidade.
- Nunca use o celular, para atender a ligações ou ler/responder mensagens de texto. A distração é um importante fator de risco para quem está ao volante.
- Se estiver cansado ou com sono, descanse antes. Dirigir nestas condições é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.
- Seja gentil no trânsito. Dê passagem, sinalize suas intenções de manobra, não discuta nem provoque discussões, respeite a faixa de pedestres, as vagas reservadas em estacionamentos.

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.