O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) leva o movimento “Maio Amarelo: #EuSou + 1 por um trânsito mais humano” para as atividades da Ação Global Nacional, que será realizado neste sábado, 21 de maio. Haverá estandes do ONSV em 5 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá (MT), Aparecida de Goiânia (GO) e Foz do Iguaçu (PR).
Para conscientização sobre a necessidade de redução do número de acidentes fatais no trânsito, além de distribuição de folhetos informativos e de conscientização, haverá no estande banners com o símbolo do movimento, um laço amarelo. Mas o ONSV levará para o evento, um atrativo a mais: um simulador de direção cedido por meio de parceria com empresa fabricante do equipamento.
Em São Paulo, as ações do Maio Amarelo na atividade contarão, também, com a participação do grupo teatral Cia. Do Farol, de São José dos Campos, que vai interagir com os participantes do Ação Global, chamando atenção para o movimento.
O Maio Amarelo foi criado pelo ONSV há 3 anos com a proposta de levar à sociedade a reflexão sobre as mortes causadas por acidentes de trânsito. Seu desenvolvimento se dá de forma multissetorial com apoio do ONSV às ações relativas ao tema desenvolvidas por órgãos públicos, empresas, clubes, associações, entre outros. Na edição de 2016 os temas abordados no Maio Amarelo são a velocidade e a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro.
Para se ter ideia da dimensão dos acidentes fatais de trânsito, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONSV os compara aos números de falecimentos provocados pela dengue. “De 2005 a 2015, as epidemias de dengue foram responsáveis por 4 mil mortes no Brasil. Já os acidentes de trânsito, em igual período, mataram 500 mil pessoas. Outras 600 mil ficaram com sequelas permanentes”, observa.
O projeto Ação Global pela Cidadania, desenvolvido por meio de parceria entre a Rede Globo e o Sesi (Serviço Social da Indústria), levará atividades e serviços gratuitos para cidades de todo o Brasil. Entre eles emissão de documentos, informações sobre saúde e qualidade de vida, prática de atividade física. E, ainda, atividades lúdicas e diversão para os participantes.
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.