O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) leva o movimento “Maio Amarelo: #EuSou + 1 por um trânsito mais humano” para as atividades da Ação Global Nacional, que será realizado neste sábado, 21 de maio. Haverá estandes do ONSV em 5 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá (MT), Aparecida de Goiânia (GO) e Foz do Iguaçu (PR).
Para conscientização sobre a necessidade de redução do número de acidentes fatais no trânsito, além de distribuição de folhetos informativos e de conscientização, haverá no estande banners com o símbolo do movimento, um laço amarelo. Mas o ONSV levará para o evento, um atrativo a mais: um simulador de direção cedido por meio de parceria com empresa fabricante do equipamento.
Em São Paulo, as ações do Maio Amarelo na atividade contarão, também, com a participação do grupo teatral Cia. Do Farol, de São José dos Campos, que vai interagir com os participantes do Ação Global, chamando atenção para o movimento.
O Maio Amarelo foi criado pelo ONSV há 3 anos com a proposta de levar à sociedade a reflexão sobre as mortes causadas por acidentes de trânsito. Seu desenvolvimento se dá de forma multissetorial com apoio do ONSV às ações relativas ao tema desenvolvidas por órgãos públicos, empresas, clubes, associações, entre outros. Na edição de 2016 os temas abordados no Maio Amarelo são a velocidade e a necessidade de uso do cinto de segurança, em especial no banco traseiro.
Para se ter ideia da dimensão dos acidentes fatais de trânsito, José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONSV os compara aos números de falecimentos provocados pela dengue. “De 2005 a 2015, as epidemias de dengue foram responsáveis por 4 mil mortes no Brasil. Já os acidentes de trânsito, em igual período, mataram 500 mil pessoas. Outras 600 mil ficaram com sequelas permanentes”, observa.
O projeto Ação Global pela Cidadania, desenvolvido por meio de parceria entre a Rede Globo e o Sesi (Serviço Social da Indústria), levará atividades e serviços gratuitos para cidades de todo o Brasil. Entre eles emissão de documentos, informações sobre saúde e qualidade de vida, prática de atividade física. E, ainda, atividades lúdicas e diversão para os participantes.
LIVE ROAD SAFETY: INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
O canal Road Safety, promoveu ontem (21), a live “Infrações de Trânsito”, com apresentação de Renato Fialho, a transmissão contou com a participação do Policial Militar Rodoviário, especialista em fiscalização e Observador Certificado, Emanoel Silva, e abordou a necessidade de fazer com que as pessoas cumpram as regras previstas na legislação de trânsito para que se possa ter mais segurança.
PELA HUMANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Na edição da última quarta-feira (20), do Caderno Mobilidade Estadão o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, apresentou dados relativos à segurança viária nacional e fez uma reflexão sobre a relevância da Semana Nacional de Trânsito, que está em sua 26ª edição, e que busca incentivar ações para um trânsito cada vez mais seguro no Brasil.
OBSERVATÓRIO PARTICIPA DA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM BRASÍLIA/DF
Representantes do Sistema Nacional de Transporte estiveram presentes na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Trânsito, realizada na última segunda-feira (18), no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Observador Certificado Arthur Magalhães representou o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária na solenidade.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.