No trânsito, toda a atenção é necessária para evitar acidentes. É nele que o condutor está submetido a todos os tipos de imprevistos. Muitas vezes é preciso perceber com rapidez o risco, e se a atenção estiver voltada a outra tarefa, o ato de dirigir fica totalmente comprometido e o acidente pode acontecer.
Se o condutor estiver atento em sua tarefa, entretanto, poderá reagir com rapidez às situações de risco e, assim, minimizar as possibilidades de ocorrência de um acidente, porque quanto mais rápida for a reação, menor poderá ser o impacto das ocorrências.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, aponta quais atitudes podem prejudicar a percepção de risco do motorista enquanto dirige. A orientação vale também para pedestres que nunca devem movimentar-se sem atenção quando dividem as vias com os condutores, pois a distração, ainda que por poucos segundos, pode gerar graves consequências e muitas vezes, no trânsito, não existe segunda chance.
. Usar o celular :
Se estiver numa velocidade de 60km/h, os poucos segundos usados para digitar o número de um telefone farão com que o condutor percorra distância de 83 metros em um voo cego. Falar ao telefone, mesmo que seja no viva voz, reduz em 40% a concentração.
. Beber e dirigir:
Não existe nível seguro de álcool que possa ser ingerido antes de dirigir. O álcool reduz o grau de concentração e de percepção de risco mesmo em pequena dose.
. Cansaço:
Nunca dirija cansado ou com sono, porque sua percepção ao redor estará reduzida em 40%, semelhante a quem fala ao celular enquanto dirige.
. Percepção ao redor:
Desviar o olhar para observar algo que acontece ao redor, ou até mesmo placas de publicidade. Ainda que o condutor esteja em velocidade reduzida, por exemplo, é causa de 7% das colisões traseiras.
. Música agitada e volume alto:
Também colaboram para a desconcentração ao volante e interferem na percepção de riscos.
. Comer, beber, ajustar o GPS, procurar alguma coisa no porta-luvas ou maquiar-se:
Se precisar executar qualquer uma dessas tarefas, pare o veículo. Mesmo que rápidas, elas interferem na concentração e na percepção de riscos.
RIBEIRÃO PRETO/SP RECEBE PROJETO-PILOTO DO CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO
A cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo, recebeu entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, ministrado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná). As aulas foram minstradas na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto).
OBSERVATÓRIO PROMOVE O PARQUE DA MOBILIDADE URBANA REGIONAL CENTRO-OESTE
O PMU (Parque da Mobilidade Urbana) regional Centro-Oeste será realizado na próxima quinta-feira (14), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, no Distrito Federal, e é fruto da parceria estratégica e cocriação entre o Connected Smart Cities, o Instituto Evolui e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
OBSERVATÓRIO EM PARCERIA COM A UFPR MINISTRA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VISÃO ZERO EM RIBEIRÃO PRETO/SP
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou entre os dias 04 e 06 de dezembro o curso de Capacitação em Visão Zero, na sede da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.