Matérias

ONSV orienta sobre como reagir aos imprevistos no trânsito

Escrito por Portal ONSV

30 SET 2016 - 10H17

Dirigir exige alta concentração e antecipação dos riscos que podem ocorrer no trânsito; atenção do condutor é fundamental

No trânsito, toda a atenção é necessária para evitar acidentes. É nele que o condutor está submetido a todos os tipos de imprevistos. Muitas vezes é preciso perceber com rapidez o risco, e se a atenção estiver voltada a outra tarefa, o ato de dirigir fica totalmente comprometido e o acidente pode acontecer.

Se o condutor estiver atento em sua tarefa, entretanto, poderá reagir com rapidez às situações de risco e, assim, minimizar as possibilidades de ocorrência de um acidente, porque quanto mais rápida for a reação, menor poderá ser o impacto das ocorrências.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV,  aponta quais atitudes podem prejudicar a percepção de risco do motorista enquanto dirige. A orientação vale também para pedestres que nunca devem movimentar-se sem atenção quando dividem as vias com os condutores, pois a distração, ainda que por poucos segundos, pode gerar graves consequências e muitas vezes, no trânsito, não existe segunda chance.

. Usar o celular :

Se estiver numa velocidade de 60km/h, os poucos segundos usados para digitar o número de um telefone farão com que o condutor percorra distância de 83 metros em um voo cego.  Falar ao telefone, mesmo que seja no viva voz, reduz em 40% a concentração.

. Beber e dirigir:

Não existe nível seguro de álcool que possa ser ingerido antes de dirigir. O álcool reduz o grau de concentração e de percepção de risco mesmo em pequena dose.

. Cansaço:

Nunca dirija cansado ou com sono, porque sua percepção ao redor estará reduzida em 40%, semelhante a quem fala ao celular enquanto dirige.

. Percepção ao redor:

Desviar o olhar para observar algo que acontece ao redor, ou até mesmo placas de publicidade. Ainda que o condutor esteja em velocidade reduzida, por exemplo, é causa de 7% das colisões traseiras.

. Música agitada e volume alto:

Também colaboram para a desconcentração ao volante e interferem na percepção de riscos.

. Comer, beber, ajustar o GPS, procurar alguma coisa no porta-luvas ou maquiar-se:

Se precisar executar qualquer uma dessas tarefas, pare o veículo. Mesmo que rápidas, elas interferem na concentração e na percepção de riscos.

Brasil_registra_uma_multa_a_cada_12_segundos_pelo_nao_uso_do_cinto_de_seguranca
Observadores Certificados

Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança

O jornal Band Cidade, da TV Bandeirantes Bahia, destacou no último sábado (06), que o Brasil registra uma multa a cada 12 segundos pelo não uso do cinto de segurança. Apesar do item ser obrigatório muitos condutores e passageiros ainda não o utilizam. Os Observadores Certificados Guilherme Nogueira e Urislan Carvalho falaram sobre a eficácia do cinto de segurança, que reduz em até 50% o risco de morte em caso de uma ocorrência de trânsito.

Faixa_Azul_projeto_de_lei_pretende_implementar_sinalizacao_de_seguranca_em_sao_jose_dos_campos
Matérias

Faixa Azul: Projeto de Lei pretende implantar sinalização de segurança para motociclistas em São José dos Campos/SP

A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.

Observadora_Certificada_fala_sobre_educacao_para_o_transito
Observadores Certificados

Observadora Certificada fala sobre Educação para o trânsito e dá dicas de como implementar em sala de aula, na TV Poços/MG

A Pedagoga, Educadora de Trânsito e Observadora Certificada, Stefania Alvise, foi a convidada do programa Conexão, da TV Poços – emissora local da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais -, na última quinta-feira (27), para falar sobre a importância da Educação para o trânsito nas escolas e como implementar a didática em sala de aula.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.