No trânsito, toda a atenção é necessária para evitar acidentes. É nele que o condutor está submetido a todos os tipos de imprevistos. Muitas vezes é preciso perceber com rapidez o risco, e se a atenção estiver voltada a outra tarefa, o ato de dirigir fica totalmente comprometido e o acidente pode acontecer.
Se o condutor estiver atento em sua tarefa, entretanto, poderá reagir com rapidez às situações de risco e, assim, minimizar as possibilidades de ocorrência de um acidente, porque quanto mais rápida for a reação, menor poderá ser o impacto das ocorrências.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, aponta quais atitudes podem prejudicar a percepção de risco do motorista enquanto dirige. A orientação vale também para pedestres que nunca devem movimentar-se sem atenção quando dividem as vias com os condutores, pois a distração, ainda que por poucos segundos, pode gerar graves consequências e muitas vezes, no trânsito, não existe segunda chance.
. Usar o celular :
Se estiver numa velocidade de 60km/h, os poucos segundos usados para digitar o número de um telefone farão com que o condutor percorra distância de 83 metros em um voo cego. Falar ao telefone, mesmo que seja no viva voz, reduz em 40% a concentração.
. Beber e dirigir:
Não existe nível seguro de álcool que possa ser ingerido antes de dirigir. O álcool reduz o grau de concentração e de percepção de risco mesmo em pequena dose.
. Cansaço:
Nunca dirija cansado ou com sono, porque sua percepção ao redor estará reduzida em 40%, semelhante a quem fala ao celular enquanto dirige.
. Percepção ao redor:
Desviar o olhar para observar algo que acontece ao redor, ou até mesmo placas de publicidade. Ainda que o condutor esteja em velocidade reduzida, por exemplo, é causa de 7% das colisões traseiras.
. Música agitada e volume alto:
Também colaboram para a desconcentração ao volante e interferem na percepção de riscos.
. Comer, beber, ajustar o GPS, procurar alguma coisa no porta-luvas ou maquiar-se:
Se precisar executar qualquer uma dessas tarefas, pare o veículo. Mesmo que rápidas, elas interferem na concentração e na percepção de riscos.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.