No trânsito, toda a atenção é necessária para evitar acidentes. É nele que o condutor está submetido a todos os tipos de imprevistos. Muitas vezes é preciso perceber com rapidez o risco, e se a atenção estiver voltada a outra tarefa, o ato de dirigir fica totalmente comprometido e o acidente pode acontecer.
Se o condutor estiver atento em sua tarefa, entretanto, poderá reagir com rapidez às situações de risco e, assim, minimizar as possibilidades de ocorrência de um acidente, porque quanto mais rápida for a reação, menor poderá ser o impacto das ocorrências.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, aponta quais atitudes podem prejudicar a percepção de risco do motorista enquanto dirige. A orientação vale também para pedestres que nunca devem movimentar-se sem atenção quando dividem as vias com os condutores, pois a distração, ainda que por poucos segundos, pode gerar graves consequências e muitas vezes, no trânsito, não existe segunda chance.
. Usar o celular :
Se estiver numa velocidade de 60km/h, os poucos segundos usados para digitar o número de um telefone farão com que o condutor percorra distância de 83 metros em um voo cego. Falar ao telefone, mesmo que seja no viva voz, reduz em 40% a concentração.
. Beber e dirigir:
Não existe nível seguro de álcool que possa ser ingerido antes de dirigir. O álcool reduz o grau de concentração e de percepção de risco mesmo em pequena dose.
. Cansaço:
Nunca dirija cansado ou com sono, porque sua percepção ao redor estará reduzida em 40%, semelhante a quem fala ao celular enquanto dirige.
. Percepção ao redor:
Desviar o olhar para observar algo que acontece ao redor, ou até mesmo placas de publicidade. Ainda que o condutor esteja em velocidade reduzida, por exemplo, é causa de 7% das colisões traseiras.
. Música agitada e volume alto:
Também colaboram para a desconcentração ao volante e interferem na percepção de riscos.
. Comer, beber, ajustar o GPS, procurar alguma coisa no porta-luvas ou maquiar-se:
Se precisar executar qualquer uma dessas tarefas, pare o veículo. Mesmo que rápidas, elas interferem na concentração e na percepção de riscos.
SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES/SP TEM O ANO MAIS LETAL DE TODA A SÉRIE HISTÓRICA
A matéria do Diário do Grande ABC da última segunda-feira (27), alertou que, segundo dados do Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), o número de mortes no trânsito nas rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) de concessão da Ecovias, no Grande ABC - estado de São Paulo -, é o maior da série histórica, divulgada desde 2015. O Observador Certificado Régis Frigeri avaliou boas práticas que promovem a segurança do trânsito nas rodovias a pedido da reportagem.
OBSERVADOR CERTIFICADO É UM DOS PALESTRANTES DO SANTA SUMMIT
O doutor em Mobilidade Urbana, professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e Observador Certificado, Carlos Félix, foi um dos palestrantes durante o Santa Summit. Realizado entre os dias 24 e 25 de novembro, o evento abordou diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
MODELOS PREDITIVOS PARA SINISTROS DE TRÂNSITO
A segurança viária é uma prioridade incontestável em todo o mundo, uma vez que sinistros de trânsito não apenas resultam em perdas significativas de vidas humanas, mas também têm impactos econômicos e sociais substanciais. Em busca de estratégias mais eficazes de prevenção e intervenção, os modelos preditivos de sinistros de trânsito emergem como ferramentas cruciais na compreensão dos fatores subjacentes à ocorrência desses eventos e na antecipação de riscos potenciais. Esses modelos abrangem desde abordagens estatísticas tradicionais, oferecendo insights valiosos para planejadores urbanos, engenheiros de tráfego e autoridades de segurança viária.
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