Matérias

Pane seca gera transtornos e pode comprometer o motor do veículo

Escrito por Portal ONSV

21 OUT 2016 - 09H58

"pane-seca660"

Estimar até onde o combustível, nos litros finais, pode te levar é atitude que nunca deve ser tomada pelo condutor consciente 

Apostar para ver é um dos riscos no trânsito, onde a prudência e a prevenção são requisitos básicos.  Uma das apostas que nunca deve ser feita é estimar até onde o combustível -  cujo marcador apontar os litros finais - te levará. Abastecer o veículo para garantia da tranquilidade até seu ponto de chegada é uma das qualidades do condutor consciente que busca fugir das ‘eventualidades’ que podem colocar em risco até mesmo sua segurança e a dos outros com quem compartilha as vias.

Condutores que deixam para reabastecer o veículo apenas quando o combustível está quase zerado, apostando na sorte ou pensando que agindo deste modo está economizando, correm um sério risco; o da pane seca, ou seja, ficar sem combustível nas vias ou rodovias.

No caso dela ocorrer, o trabalho de ter que encontrar um posto – que pode não estar próximo – e a demora que pode enfrentar até ter seu carro removido são apenas alguns dos outros problemas decorrentes da pane seca.

Aliado a todos esses pode vir outro, cujos custos financeiros para superá-lo costumam ser significativos: a possibilidade de danos na bomba de gasolina e de sobrecarga no sistema de alimentação do veículo. Isso porque a bomba carrega o combustível do tanque até o sistema de alimentação do motor e fica dentro do tanque. Atualmente todas elas, praticamente, são acionadas por um motor elétrico e devem ficar imersas no combustível, o que ajuda a mantê-la resfriada, prolongando sua vida útil.

Trafegar com pouco combustível colabora para o acúmulo de sujeira no tanque, sujeira essa que passa para o pré-filtro que, aos poucos, entope e vai bloqueando a capacidade da bomba aspirar o combustível e acaba queimando. A manutenção periódica deve ser feita com a troca do filtro externo e do pré-filtro;  a regularidade para isso varia com as orientações do fabricante.

O problema é que, se apresentar qualquer problema, a bomba terá de ser substituída – porque não haverá como consertá-la – e os custos com a mão de obra e substituição da peça não costumam ser baixos.

Portanto, o condutor deve avaliar bem os transtornos e riscos – como o de vida (porque a parada do veículo pode até mesmo provocar acidente ou deixá-lo em local perigoso ou ermo. E já pensou se for à noite, o risco com a segurança? Além do gasto dispensável que poderá gerar a si próprio. Afinal, um tanque de combustível – ou menos que isso – pode fazer a diferença.

É importante, também, lembrar que a pane seca é considerada uma infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê autuação com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na Carteira de Habilitação (CNH).

Observador_certificado_alerta_para_aumento_de_mortes_em_todo_estado_de_sao_paulo
Observadores Certificados

Observador Certificado alerta para aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo

O Observador Certificado André Ferreira falou ontem (25), ao Assis City, portal de notícias do interior de São Paulo, sobre o aumento de mortes no trânsito em todo o estado de São Paulo, sinistros que registram ainda motociclistas como maioria das vítimas.

Artigo_OC_Alvaro_Santos_Proseg_Parana
Artigos

PROSEG PARANÁ - Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Estado do Paraná

O relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre segurança no trânsito 2023 detalha a escala das mortes no trânsito global e o progresso no avanço de leis, estratégias e ações para reduzi-las em todo o mundo. O relatório mostra que o número de mortes no trânsito caiu ligeiramente para 1,19 milhão por ano, e que os esforços para melhorar a segurança nas estradas estão tendo impacto. No entanto, o preço pago pela mobilidade continua muito alto, e uma ação urgente é necessária se a meta de reduzir pela metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030 for alcançada.

Iluminacao_publica_contribui_para_o_transito_seguro
Matérias

Iluminação pública contribui para o trânsito seguro

Com o intuito de orientar os prefeitos e gestores públicos quanto à perenidade das ações do Minas Led*, assim como as melhores práticas no que diz respeito à iluminação pública, a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais, lançou a Revista Minas Led. Em sua primeira edição, traz a entrevista do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que fala sobre a contribuição da iluminação pública para o trânsito seguro e mobilidade urbana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.