Parceria ONSV, Detran e UFPR leva palestras para 30 cidades do Paraná
Segurança viária e mobilidade foram o tema central das palestras proferidas por meio do sistema de ensino à distância do Detran-PR
Uma parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), possibilitou que a importância da segurança viária fosse discutida em palestras que atingiram 30 municípios paranaenses, durante a Semana Nacional de Trânsito realizada de 18 a 25 de setembro.
Com o objetivo de levar conhecimento técnico sobre segurança viária e mobilidade para profissionais da área de trânsito no interior daquele Estado, foram proferidas 12 palestras entre os dias 19 e 23 de setembro, por meio do sistema de ensino à distância do Detran-PR.
A realização das palestras envolveu grupo de oito alunos pesquisadores do curso de Engenharia Civil da universidade, orientados pelo professor Jorge Tiago Bastos. E o público foi composto por profissionais que atuam no trânsito, entre eles, policiais, instrutores de centros de formação de condutores, funcionários de secretarias municipais e agentes de trânsito. A parceria com a universidade se deu por meio do Grupo de Estudos em Transportes, do Instituto de Engenharia Civil.
De acordo com avaliação Marcos Traad, diretor-geral do Detran-PR, “o Governo do Paraná considera fundamental a parceria com o ONSV. As atividades conjuntas têm se mostrado essenciais na luta pela redução de acidentes e de mortes no trânsito. Estas palestras, em diversas regiões do Estado, repercutem positivamente na sociedade e incentivam a participação e adesão de entidades do meio acadêmico, da saúde, entidades representativas do comércio e da indústria, dentre outros, para contribuir nas mudanças que se pretende na área de trânsito”, considera.
[gallery size="large" ids="7277,7278,7279,7280,7281"]

AÇÃO COM TEMA MORTE ALERTA SOBRE VELOCIDADE E CINTO DE SEGURANÇA EM ASSIS/SP
O instrutor de trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, André Ferreira, percorreu pontos da cidade de Assis, no interior de São Paulo, vestido de "Morte" para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados em trânsito.

DISPOSITIVO PARA CONTROLE DE ESTABILIDADE DE VEÍCULOS PASSA A SER OBRIGATÓRIO EM 2024
O Jornal da EPTV 2ª Edição de Campinas e Piracicaba, da EPTV afiliada à TV Globo, noticiou um novo dispositivo para controle de estabilidade de veículos que passa a ser obrigatório em automóveis novos a partir de 2024. Para falar sobre ele e como a tecnologia embarcada contribui para a redução de sinistros de trânsito, o Observador Certificado Marcos Oriqui, foi consultado pela reportagem na última quarta-feira (31).

As Rodovias que Perdoam Escolhem a Vida
"RODOVIAS QUE PERDOAM" é um conceito usado para descrever estradas projetadas e adequadas para reduzir a gravidade dos acidentes de trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.