Matérias

Pedestres

Escrito por Portal ONSV

02 MAR 2020 - 08H00

Caminhar é o modo de se transportar mais usado em todo o mundo. Mesmo você que tem um veículo, sempre precisa ir a pé a algum lugar. Seja no campo, seja na cidade, todo mundo caminha. Porém, em alguns estados do nosso país, esse é o modo mais perigoso de se deslocar. Nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em vários anos seguidos, o maior número de vítimas do trânsito foram os pedestres.

Em 2016 e 2017 (último ano de estatísticas disponível) morreram mais de seis mil pedestres em cada ano em nosso país, o que representa mais de 16 mortes por dia. E o que você, que vai de carro, caminhão, ônibus ou moto, pode fazer para melhorar a segurança de quem vai a pé?

Todo mundo precisa ter atenção e respeito enquanto caminha, seja a pé ou num veículo automotor. Porém, quando há uma colisão entre um veículo e um pedestre, quem se machuca é quem está mais desprotegido e por isso, existe uma máxima no trânsito que diz que: o veículo maior protege o menor e todos juntos zelam pela segurança dos pedestres.

Nossa intenção com a campanha de março do Programa Laço Amarelo é lembrar que todo mundo precisa cuidar e zelar por quem anda a pé. Se o cidadão está a pé, ele está mais vulnerável que você que está em qualquer veículo, seja até numa bicicleta, por isso, todo cuidado é pouco.

Quem vai a pé está cuidando da saúde; quem vai a pé, não está poluindo o ar; quem vai a pé não usa estacionamento e tudo isso contribui com um trânsito melhor e com um planeta mais saudável. Por isso, respeite e proteja quem vai a pé.

Agora, queremos fazer um convite a você: experimente fazer alguns dos trajetos que você faz todo dia de carro ou moto, caminhando. Você vai perceber o trânsito de outra forma. A distância com que os carros passam pela calçada; a velocidade – por mais baixa que você acha que trafega -, quando você está a pé, você a percebe de outro modo; a importância de usar a seta; tudo isso faz você refletir sobre seu modo de conduzir um veículo.

E quem vai a pé, também deve seguir as regras. Andar sempre pela calçada, procurar a faixa para travessar a rua, olhar sempre para os dois lados, nunca sair de traz de uma árvore ou carro estacionado e cruzar a rua; se não há faixa de pedestre, use o meio do quarteirão para ir de um lado para o outro e nunca atravesse na esquina. Fazendo isso, você pedestre, colabora com um trânsito mais humano e cidadão. Um ótimo mês e até a próxima!

Photo by Lucas Gouvêa on Unsplash

Resolucao_contran_numero_mil_pela_paz
Observadores Certificados

Resolução Contran número 1.000, pela Paz

Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje, a Resolução de número 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito - Contran. Um número tão significativo quanto este tinha que ser reservado para um assunto da maior importância. E foi!

Observatorio_apresenta_maio_amarelo_no_mobifilm
Matérias

OBSERVATÓRIO APRESENTA O MOVIMENTO MAIO AMARELO NO MOBFILM

Entre os dias 13 e 17 de setembro, foi realizado o Mobifilm - V Festival de Filmes sobre Mobilidade, na escola de Sociologia e Política de São Paulo, na cidade de São Paulo. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária teve o filme da campanha do Movimento Maio Amarelo deste ano entre os escolhidos na categoria Segurança Viária para ser exibido durante o Festival.

Ampliacao_atuacao_agentes_de_transito
Observadores Certificados

OBSERVADOR CERTIFICADO FALA SOBRE AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO NA FISCALIZAÇÃO

Uma briga envolvendo agentes municipais de trânsito de Assis, no interior de São Paulo, e um condutor de van escolar, levantou questionamentos da população sobre as competências desses servidores, alegando que não são policiais para realizar abordagens, solicitar documentos ou fiscalizar determinadas infrações de trânsito. O especialista em Educação e Segurança no Trânsito e Observador Certificado, André Ferreira, falou ao portal Abordagem Notícias sobre as novas competências dadas aos agentes desde as alterações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em junho de 2023.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto