O caderno Mobilidade Estadão da última quinta-feira (02), consultou o head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, para falar sobre iniciativas tecnológicas que visem a redução de sinistros de trânsito no Brasil. Uma delas, o primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina, Volare Attack 8.
Desde o ano passado, um micro-ônibus sem motorista circula pelo pátio da siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, no Espírito Santo. Trata-se de um protótipo autônomo da Volare, ainda em fase experimental, mas um ponto de partida para um futuro mais seguro. No presente, a tecnologia tem auxiliado motoristas a dirigir com mais segurança, respeitando normas de trânsito, em busca de redução de acidentes. Numa segunda etapa, a máquina pode assumir a direção.
O primeiro micro-ônibus autônomo da América Latina foi desenvolvido em parceria com a Lume Robotics, startup brasileira de mobilidade autônoma, com um modelo Volare Attack 8 para funcionar de forma completamente autônoma. De acordo com a Volare, o modelo foi programado para operar na faixa ideal de eficiência, o que possibilita redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes, e eleva a segurança.
Isso significa que, ao contrário do que ocorre atualmente nas ruas e estradas, o protótipo não excede velocidade e está programado para respeitar sinalização de trânsito.
Iniciativas como essa têm a finalidade de, a longo prazo, reduzir sinistros de trânsito. Para chamar atenção sobre o tema, o OBSERVATÓRIO, criado em 2011, está realizando a 11ª edição do Movimento Maio Amarelo, em busca de internacionalização.
Para isso, o 4º Seminário de Mobilidade Humana, Segura e Sustentável – evento que abre a campanha internacional deste ano – será realizado nos dias 6 e 7 de maio em Foz do Iguaçu, no Paraná, na região da tríplice fronteira, divisa entre Brasil, Argentina e Paraguai.
De acordo com Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO, “a ideia é expandir o Maio Amarelo para os nossos vizinhos”. Ele diz que o relatório da Organização Mundial da Saúde divulgado em 2023, referente a dados de 2021 (o último disponível) revelou que o Brasil registrou 16 óbitos em acidentes de trânsito por 100 mil habitantes.
Leia a matéria completa: https://mobilidade.estadao.com.br/maio-amarelo/no-presente-tecnologia-treina-motoristas-no-futuro-podera-substitui-los/
Foto: Divulgação Volare.
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No mês de junho, mais especificamente no dia 4, a ABCR - Melhores Rodovias do Brasil realizará mais uma edição do Rodovias do Futuro. Este evento de grande importância para o setor ocorrerá na cidade de São Paulo, no complexo World Trade Center, localizado no bairro do Brooklyn Novo, um dos pontos mais dinâmicos e estratégicos da cidade.
Reunião de boas-vindas do Educa apresenta a equipe de coordenação e o planejamento para 2025
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Nesta terça-feira (04), o CEO do Observatório, Paulo Guimarães, participou do “Seminário Transporte de Passageiros por Moto”, promovido pela Folha de São Paulo, com apoio da Uber, mantenedora social do Observatório. O evento foi dividido em dois painéis, que abordaram temas pertinentes ao transporte de passageiros por motos. As viagens realizadas em motocicletas têm sido um ponto de debate nas regulamentações de diversas cidades.
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