Pequenas ações no trânsito contribuem para preservar meio ambiente
Manutenção do motor, pressão correta dos pneus, bateria em boas condições de uso, são algumas dicas do OBSERVATÓRIO
Proteção ao meio ambiente, sustentabilidade, camada de ozônio e aquecimento global são temas conhecidos por todos e debatidos frequentemente por líderes mundiais em encontros globais. Afinal, adotar práticas que contribuam para diminuir a poluição, em especial nas grandes cidades, mais que necessárias, são fundamentais. E envolvem a utilização de veículos automotores, que são ligados a dois tipos de poluição: a sonora e a atmosférica.
Atuar para um planeta melhor, do ponto de vista das condições da qualidade do ar, passa também por ações que ajudam a diminuir os prejuízos causados ao meio ambiente pelos veículos motorizados. Afinal, condutores e pedestres que ficam expostos constantemente à emissão de gases poluentes e aos ruídos produzidos pelo trânsito têm maiores probabilidade de problemas à saúde, como os respiratórios, cardiovasculares e o estresse.
Para o enfrentamento deste tipo de problema, algumas ações ajudam a diminuir os danos causados pelos veículos ao meio ambiente, e mais, contribuem para a economia. Veja algumas dicas de como agir em colaboração com a qualidade do ar e da vida:
- Promova manutenção periódica do motor, que deve estar, sempre, bem regulado. Isso diminui a emissão de gases nocivos, de ruídos e proporciona economia no consumo de combustível.
- Mantenha a bateria carregada e em condições de uso.
- Controle a pressão dos pneus por que, se estiver baixa, elava o consumo de combustível.
- O óleo do motor deve estar sempre no nível determinado.
- Quando o veículo estiver em movimento, evite reduções constantes de marcha, aceleração brusca e freada em demasia.
- Nas descidas, nunca deixe o carro desengrenado porque, além de comprometer a segurança, isso amplia o consumo de combustível.
- Use a buzina somente quando for necessário.

FEVEREIRO MAIS VIOLENTO NO TRÂNSITO DOS ÚLTIMOS SEIS ANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
O Jornal Toda Hora Tarde, da RIT TV – Rede Internacional de Televisão, de hoje (22), destacou que o mês de fevereiro foi o mais violento no trânsito da cidade de São Paulo, dos últimos seis anos. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para explicar as possíveis causas desse aumento de ocorrências.

OBSERVADOR CERTIFICADO MINISTRA PALESTRA NA COPASA MG
O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanoel Silva, ministrou uma palestra para a Copasa MG, empresa participante do programa Laço Amarelo, que desenvolve um processo de educação para o trânsito continuada desde 2021 com os seus colaboradores, por meio de encontros mensais e temas relacionados ao OBSERVATÓRIO Academy.

COMO O SONO IMPACTA NA MOBILIDADE SEGURA?
O IOU – Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, com o apoio da ABMS - Associação Brasileira de Medicina do Sono e do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou o workshop “Dia Mundial do Sono: impacto em Ocorrências de Trânsito”, na última sexta (17), para debater como o sono impacta na mobilidade segura.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.